Coimbra  28 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Arganil disponibiliza plataforma de serviços online

9 de Agosto 2020

A Câmara Municipal de Arganil alargou a rede de serviços online, através da disponibilização de uma plataforma virtual que possibilita aos cidadãos a submissão de formulários e requerimentos através da Internet.

O serviço promove e potencia a interactividade entre cidadãos ou pessoas colectivas e o Município de Arganil, permitindo maior celeridade e comodidade no tratamento dos assuntos, evitando deslocações aos serviços municipais.

Esta plataforma online ganha maior relevância numa altura em que as orientações da Direcção-Geral de Saúde e demais autoridades competentes vão no sentido de acautelar o distanciamento social e evitar ajuntamentos, de forma a conter a propagação do novo coronavírus.

“Esta plataforma representa um importante reforço na aposta da autarquia na inovação e modernização administrativa, que permite não só melhorar o funcionamento interno dos serviços como aumentar a sua capacidade de resposta”, refere Luís Almeida, vereador com o pelouro da Modernização Administrativa.

A autarquia tem vindo a trabalhar “na implementação de uma lógica de simplificação do atendimento, que contribua para o aumento dos níveis de eficiência e eficácia”, explica Luís Paulo Costa, presidente da Câmara, considerando esta ferramenta como sendo “mais um passo dado na desmaterialização dos processos e na eliminação por completo do papel”.

Através da plataforma é já possível aceder a vários formulários relacionados com as áreas de actuação de águas e saneamento, taxas e licenças, feiras e mercados, educação, emissão de cartão de residente e comerciante, entre outros.

Gradualmente, em função das necessidades dos cidadãos e do desenvolvimento da plataforma de suporte, vão ser disponibilizadas outras funcionalidades, como o acesso a informação sobre todos os serviços prestados e o acesso a novos formulários para a submissão electrónica.

A plataforma está disponível em https://servicosonline.cm-arganil.pt/.