Coimbra  16 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Arganil atribui 300 mil euros a Juntas e Uniões de Freguesia

23 de Março 2020 Jornal Campeão: Câmara de Arganil atribui 300 mil euros a Juntas e Uniões de Freguesia

As Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Arganil vão beneficiar de uma verba de aproximadamente 300 000 euros, na sequência dos contratos-programa celebrados com a Câmara Municipal.

O apoio financeiro global atribuído pela autarquia regista um aumento de 32,14% comparativamente ao ano passado, nesta que é a primeira de duas fases protocolares previstas para 2020.

Trata-se de instrumento financeiro determinante para o desenvolvimento local, permitindo a concretização de projectos e investimentos que, de outra forma, seriam difíceis de suportar pelas Juntas e Uniões de Freguesia, defende Luís Paulo Costa, presidente da Câmara.

“Sendo os melhores conhecedores da sua freguesia e estando em contacto permanente com as pessoas, os presidentes de junta são quem melhor está preparado para dar resposta às carências e necessidades da população, cabendo ao Município conceder-lhes meios para o fazerem”.

Concretamente, o contrato-programa celebrado com a Junta de Freguesia de Arganil, no valo de 16 434 euros, prevê a pavimentação de rua entre a Escola e o cimo da Rua da Capela, na localidade de Rochel.

A Junta de Freguesia de Celavisa vai levar a cabo a requalificação de diversas infraestruturas, nomeadamente a reparação de escadarias, em Travessas; a colocação de guardas em madeira tratada, no Caratão; a reconstrução de ponte pedonal no Lagar do Mosteiro, em Celavisa, e o embelezamento de muros na Tapada e no Parque João Dias de Almeida, em Celavisa. O valor previsto no protocolo celebrado ascende aos 18 000 euros.

No valor de 28 400 euros, o contrato-programa assinado com a União das Freguesias de Cepos e Teixeira contempla a substituição da cobertura do edifício do restaurante “Miradouro”, em Cepos, e a limpeza de arvoredo queimado nas estradas municipais, naquela União de Freguesias.

Os melhoramentos previstos na Freguesia do Sarzedo envolvem a cobertura do palco do Largo do Outeiro e a rampa de acesso às instalações sanitárias, totalizando um investimento de 20 000 euros.

Também no valor de 20 000 euros, o contrato-programa celebrado com a Freguesia do Piódão prevê o calcetamento em xisto de uma rua na localidade de Tojo.

De 20 000 euros é igualmente a comparticipação da autarquia destinada à Junta de Freguesia de Benfeita, que tem em vista a execução de contenção de talude na estrada que liga a sede da freguesia à localidade de Luadas e de um muro de contenção de estrada em Pai das Donas.

Com uma verba de 22 475 euros, a Junta de Freguesia de Pomares tem prevista a aquisição de terreno para futuro parque de estacionamento e estaleiro da Junta de Freguesia e o abate de árvores queimadas na área da faixa de gestão de combustível.

Já o contrato-programa no valor de 13 000 euros, celebrado com a Junta de Freguesia de Secarias, vai possibilitar requalificar a praia fluvial da Cascalheira.

A comparticipação destinada à Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça, no valor de 12 500 euros, visa a requalificação e modernização das instalações do rés-do-chão do edifício da sede da junta de freguesia.

O protocolo celebrado com a Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira, de 27 500 euros, destina-se à beneficiação das Ruas do Carvalhinho e da Gândara, no lugar de Roda; o calcetamento em cubos de granito da Rua da Mourisca, em Vale do Maladão, do Largo de Santa Ana, nos Covais, na Travessa do Outeiro, na Aldeia Nova, e melhoramentos de passeios junto ao cemitério.

Em Folques, a verba que decorre da celebração do contrato-programa, de 10 848 euros, destina-se à pavimentação da Rua Principal da localidade de Monte Redondo (1.ª fase), e ao abate de árvores secas, queimadas ou projetadas sobre as vias da freguesia.

No valor de 34 600 euros, o protocolo celebrado com a União das Freguesias de Côja e Barril do Alva vai possibilitar a reabilitação do pavimento da Praça junto ao Pelourinho; a execução de pavimentos em paralelos na Rua Joaquim Mendes Oliveira; a execução de pavimentos em paralelos na Rua da Levada; a execução de pavimentos em paralelos na Rua Coberto, no Pisão, e a execução de pontão na Ribeira do Pisão (Prado).

Totalizando um montante de 8 634 euros, o contrato-programa celebrado com a União das Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz destina-se à beneficiação da zona balnear de Vila Cova do Alva; serviços de limpeza no Largo Capitão António Alves Cruz e desobstrução e limpeza da Rua da Fonte do Meio, em Anceriz.

Por último, o contrato estabelecido com a União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra, no valor de 47 547 euros, destina-se à construção de novo cemitério na Cerdeira; ao alcatroamento de troço na aldeia da Mourísia; à aquisição de mini retroescavadora e ao abate de árvores queimadas na área da faixa de gestão de combustível.