Coimbra  6 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Anadia reúne com responsáveis da saúde local

14 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Câmara de Anadia reúne com responsáveis da saúde local

Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, esteve reunida, na passada segunda-feira, dia 11 de Janeiro, com responsáveis da Saúde Local, onde manifestou a sua preocupação sobre algumas questões relacionadas com o estado da Saúde no concelho.

O encontro contou com a presença de Pedro Almeida, director Executivo do ACES Baixo Vouga; José Carlos Ribeiro, Teresa Cavalheiro e Ana Teresa Lima, respectivamente, responsáveis das UCSP Anadia I, II e III; Silvana Marques, representante da UCC; e Graça Gonçalves, delegada de Saúde Pública de Anadia.

Durante a reunião foram abordadas diversas situações, nomeadamente o processo de vacinação contra a covid-19, a decorrer nos lares dos idosos, que teve o seu início no passado dia 11 de Janeiro.

A falta de médicos em várias Unidades de Saúde do concelho foi outro dos temas falados, com a presidente da Câmara Municipal de Anadia a manifestar uma grande preocupação, tendo em conta os constrangimentos que daí advêm para os utentes.

Os responsáveis de saúde abordaram ainda a taxa de casos positivos covid-19 que se têm registado em Anadia, tendo os mesmos referido que, actualmente não existem surtos, mas sim disseminação comunitária.

Foi também salientada na reunião de trabalho as intervenções a realizar no edifício do Centro de Saúde de Anadia, sendo que a esta data já se encontra assinado o protocolo de colaboração com a ARS do Centro, que legitima a possibilidade de intervenção directa da Câmara Municipal de Anadia a suas expensas.

O Município de Anadia está a diligenciar a adjudicação a um empreiteiro que consiga, dentro do prazo estipulado, efectuar as obras urgentes e necessárias ao bom funcionamento daquela Unidade de Saúde.

Maria Teresa Cardoso referiu ainda que “o Município providenciará a colocação de contentores climatizados para que se mantenham em funcionamento a Consulta Aberta e demais serviços, nomeadamente o ADR – Áreas dedicadas para doentes respiratórios”.

“É objectivo deste Executivo Camarário que este processo de obras e outras intervenções de melhoria urgentes se iniciem o mais rápido possível, permitindo assim o acesso à saúde com maior qualidade e conforto, quer para os prestadores de cuidados de saúde e funcionários, quer para os utentes deste serviço”, adiantou ainda a edil anadiense.