Coimbra  28 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Anadia comparticipa segunda equipa dos bombeiros afecta a doentes covid-19

26 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Câmara de Anadia comparticipa segunda equipa dos bombeiros afecta a doentes covid-19

O Executivo da Câmara Municipal de Anadia aprovou a comparticipação de uma segunda equipa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBVA) afecta ao serviço de apoio, socorro e transporte de doentes covid-19. A decisão foi tomada na reunião do passado dia 20 de Janeiro.

Em Dezembro, o Município de Anadia celebrou um protocolo com a AHBVA para comparticipar uma primeira equipa afecta ao serviço de transporte de doentes covid-19. Face ao agravamento da situação pandémica, nomeadamente ao aumento do número de novos casos no concelho, a AHBVA activou, a 18 de Janeiro, um segundo dispositivo para responder às solicitações, tendo, para o efeito, requerido ao Município de Anadia o reforço do apoio para suportar os encargos com esta segunda equipa. O Executivo municipal respondeu de forma positiva a este pedido, tendo aprovado uma adenda ao protocolo de colaboração, que prevê a atribuição de uma comparticipação financeira no valor de 5 000 euros para constituição de duas equipas e respectivas ambulâncias. O apoio será prestado enquanto vigorar a pandemia.

Actualmente, o corpo de bombeiros da AHBVA possui duas equipas especializadas em permanência (disponíveis 24 horas por dia), que são constituídas por duas ambulâncias de socorro (ABSC) e respectivas tripulações (quatro operacionais), exclusivamente dedicadas à situação pandémica causada pelo vírus SARS-CoV-2. A operacionalidade destas equipas é apoiada financeiramente não só pelo Município de Anadia, mas também pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. Além destes dois meios específicos, a corporação conta com mais quatro ambulâncias, destinadas ao socorro pré-hospitalar.