Coimbra  25 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara da Pampilhosa da Serra apela à serenidade da população

12 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Câmara da Pampilhosa da Serra apela à serenidade da população

Em dois dias, o concelho de Pampilhosa da Serra duplicou o número de contágios por covid-19, tendo inclusivamente, a Câmara Municipal accionado o Plano Municipal de Emergência e apelado à serenidade da população.

A autarquia sublinhou, também, o papel fundamental das instituições sociais do concelho, numa altura em que se contabilizam 32 casos de infecção ontem (11), quando no dia anterior eram apenas 16, disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio.

“A Santa Casa da Misericórdia tem feito um esforço enorme”, segundo Jorge Custódio, que estendeu o reconhecimento da autarquia ao trabalho realizado pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere. Cada uma destas instituições dispõe de dois lares, num total de quatro existentes no concelho, referiu.

Na segunda-feira (09), o presidente social-democrata da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito, activou o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, face ao aumento do número de infectados pelo novo coronavírus.

“O concelho esteve sempre tranquilo até há uma semana”, enfatizou Jorge Custódio em declarações à Lusa na terça-feira (10), dia em que o presidente da Câmara se dirigiu à população através de um vídeo, divulgado nas redes sociais, afirmando que o executivo e o delegado de saúde do concelho, António Queimadela, “tudo estão a fazer para controlar ao máximo” o surto.

Hoje, Jorge Custódio realçou que diferentes entidades locais, em articulação com o Município e o delegado de saúde, têm assumido “um comportamento extraordinário”, sobretudo num momento em que, na Pampilhosa da Serra, “como um pouco por todo o país”, o número de infectados tem vindo a crescer.

“Não há aqui guerrilhas políticas”, frisou, para apelar ao cumprimento das regras fixadas pela Direcção-Geral da Saúde no contexto da pandemia, bem como das restrições inerentes ao actual estado de emergência, em vigor desde segunda-feira.