Coimbra  25 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara da Mealhada distribui máscaras cirúrgicas e apoia micro e pequenas empresas

2 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Câmara da Mealhada distribui máscaras cirúrgicas e apoia micro e pequenas empresas

A Câmara da Mealhada distribuiu 17 550 máscaras cirúrgicas à GNR, às duas corporações de bombeiros do concelho e ao Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa. No total, a autarquia adquiriu 300 000 máscaras para disponibilizar às diversas instituições do Município, nomeadamente as particulares de solidariedade social, e distribuir de forma massiva pela população concelhia.

À GNR, o Executivo de Rui Marqueiro entregou 2 300 máscaras cirúrgicas. As corporações dos bombeiros voluntários da Mealhada e da Pampilhosa receberam, cada uma delas, 3 750 máscaras, tendo sido entregues 7 750 ao Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa.

“Adquirimos 300 000 máscaras para que a nossa população fique mais protegida. Iremos disponibilizá-las, em vários pontos municipais, de forma absolutamente gratuita”, assegurou Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

Já em Agosto passado a Câmara Municipal havia adquirido 51 000 máscaras comunitárias que, com a colaboração das juntas de freguesia, foram distribuídas à população.

No que se refere ao combate à pandemia, até final de 2020, o Município despendeu de uma verba que ronda um milhão de euros, em acções como campanhas publicitárias de apoio à restauração e comércio local, a aquisição de testes e equipamentos de protecção individual, a atribuição de subsídios ou acções de divulgação e informação, apoio a artistas profissionais do concelho. “Este apoio continuará, em 2021, enquanto tal se justificar”, garantiu o autarca Rui Marqueiro.

 

Apoio municipal para micro e pequenas empresas

Na reunião desta segunda-feira (01), o Executivo Municipal aprovou os primeiros apoios a micro e pequenas do concelho da Mealhada que formalizaram pedidos de ajuda à Câmara.

Uma dessas novas medidas é o apoio complementar municipal às micro e pequenas empresas elegíveis e beneficiárias dos programas Apoiar+ e Apoiar Restauração. Os primeiros 23 apoios, que totalizam 28 523 euros, abrangem empresas que actuam em ramos tão diversificados como a restauração e hotelaria, venda automóvel, comércio, cabeleireiros ou actividades de saúde.