A Câmara Municipal da Lousã entregou esta semana 91 computadores e os respetivos Kits de teclado e rato ao Agrupamento de Escolas da Lousã, com o objectivo de reequipar as salas de aula com equipamentos mais modernos e capazes de enriquecer a experiência lectiva.
Este investimento, somado à aquisição de complementos informáticos e cartões escolares, rondou os 15.500 euros. Através destes computadores, ou de outro na posse dos alunos, poderá ser consultada a Escola Virtual, um recurso pedagógico que custou 22.000 euros e foi oferecido a todos os 2215 alunos do Agrupamento.
No início do ano lectivo, a Câmara Municipal perspectiva um investimento de mais de dois milhões de euros em educação escolar. A grande fatia será gasta em Refeições Escolares (do pré-escolar até ao secundário), lanches e fruta escolar, nos diversos circuitos de transportes escolares, nas AAAF – Actividades de Animação e Apoio à Família do Pré-Escolar e nas AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular do 1.º CEB, a somar 1.824.500 euros.
Já as Fichas de Atividades e Material escolar, também entregues esta semana a mais de 550 alunos, significaram um investimento de 26.800 euros. Nos projectos educativos, de entre outros, merecem destaque o Magos, o My Polis e o HypatiaMat cujo investimento ronda os 11.000 euros e que apoiam o desenvolvimento de competências transversais como a cidadania e a participação pública, ou disciplinas como a matemática.
No âmbito da qualificação dos refeitórios, o ano lectivo iniciou-se também com investimentos em mobiliário e equipamento superior a 5.500 euros. O mobiliário dos jardins de infância foi também beneficiado com um custo superior a 20.000 euros. Foram ainda adquiridos instrumentos musicais, efetuadas reparações e manutenções, com despesa de cerca de 23.500 euros.
Para o presidente da autarquia, Luís Antunes “a aposta na educação e formação dos cidadãos é uma prioridade, uma vez que transcende as paredes das escolas e imbui toda a sociedade”.