Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara da Lousã distinguida nos Prémios Arco-Íris da ILGA Portugal

6 de Março 2021 Jornal Campeão: Câmara da Lousã distinguida nos Prémios Arco-Íris da ILGA Portugal

A Câmara Municipal da Lousã foi um dos vencedores dos prémios Arco-Íris da ILGA Portugal, por uma campanha de promoção da igualdade.

O trabalho realizado no Concelho para a igualdade dos cidadãos independentemente da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais foi esta sexta-feira (05) destacado nos Prémios Arco-Íris da ILGA Portugal.

No Dia Internacional da Memória Trans e num acto pioneiro, a Câmara Municipal da Lousã iluminou em 2020 o edifício dos Paços do Concelho para assinalar “a importância de respeitar os cidadãos e cidadãs transgénero e a urgência de cessar os crimes de ódio’”. O simbólico, mas importante momento foi acompanhado por várias Juntas de Freguesia através da iniciativa “7 Dias pela Igualdade”, justificou a organização na atribuição do prémio.

Nesta data são recordadas todas as pessoas transgénero que foram vítimas de homicídio motivado por preconceito e ódio em relação à sua identidade.

No concelho da Lousã decorreram diversas iniciativas como a distribuição à população e difusão nas redes sociais de um conjunto de frases.

O CLDS4G/ACTIVAR andou pelas ruas da Lousã a distribuir pulseiras de solidariedade para com a comunidade LGBTI e folhetos que afirmam os direitos das pessoas Trans.

Tal como a Câmara Municipal, também as Juntas de Freguesia da Lousã e Vilarinho, das Gândaras, de Foz de Arouce e Casal de Ermio se associaram a este dia, tendo sido iluminados vários edifícios com as cores da Bandeira Trans.

No ano passado, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género premiou a Lousã com o prémio “Viver em igualdade