Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara da Figueira da Foz leva teatro às freguesias até Dezembro

20 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Câmara da Figueira da Foz leva teatro às freguesias até Dezembro

A Câmara Municipal da Figueira da Foz começa este domingo a iniciativa “Personagens à Solta”, levando peças de teatro a todas as freguesias do concelho, num programa que se estenderá até Dezembro.

“Desta maneira, o município descentraliza as representações teatrais da cidade, promovendo a divulgação da diversidade e da amplitude dos diferentes grupos teatrais que, ao apresentar-se noutras freguesias, demonstra a arte singular de fazer teatro”, revelou o município liderado por Pedro Santana Lopes.

Esta acção conta com a participação de 11 grupos teatrais da Figueira da Foz – Grupo Cénico da Sociedade Boa União Alhadense, Escola de Artes do CAE, Quiaios Clube, Casa do Povo de Alqueidão, Grupo de Teatro Amador As Personagens, Páteo das Galinhas, Associação Viver em Alegria, Sociedade de Instrução Tavaredense, Sociedade Filarmónica Paionense, Mulheres de Tavarede e Grupo Musical Carritense, que visitarão diversas colectividades e associações do concelho.

O município sublinhou que, “ao longo do tempo, o teatro adquiriu uma relevância cultural considerável, com uma forte componente filosófica, capaz de estimular o pensamento crítico tanto dos actores como da audiência durante as performances e actuações dos artistas amadores em cada espectáculo”.

A iniciativa “Personagens à Solta” integra o projecto “Fora de Portas”, cujo objectivo é dar destaque ao trabalho realizado pelas associações/colectividades do concelho da Figueira da Foz, que se afirmam como centros de desenvolvimento cultural e recreativo das comunidades.

De acordo com a autarquia, o projecto “Fora de Portas” contribui para a animação artística, social e económica, “sempre com o intuito de preservar, defender, valorizar e implementar acções diversas que visam a, sempre essencial, democratização cultural”.

“Maio Florido”, “Bandas ao Coreto”, “Concerto Quinta do Bill Sinfónico com Sociedade Filarmónica Figueirense e Filarmónica Quiaense”, “Melodias de Natal”, “Concertos de Natal” e “Formação de Actores” são algumas das actividades integrantes deste projecto, algumas das quais já realizadas.