Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara da Figueira da Foz decreta três dias de luto por morte de pescadores

4 de Julho 2024 Jornal Campeão: Câmara da Figueira da Foz decreta três dias de luto por morte de pescadores

A Câmara da Figueira da Foz decretou três dias de luto municipal, de sexta-feira a domingo, com a colocação da bandeira do Município a meia haste nos edifícios municipais, pela morte de pescadores da “Virgem Dolorosa”.

Segundo uma nota da autarquia, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, “decretou o luto municipal por três dias”, entre 5 e 7 de Julho, a cumprir a partir de sexta-feira, “procedendo à colocação da bandeira do município a meia haste nos edifícios municipais”.

A iniciativa visa a “expressão de pesar pelo falecimento dos pescadores da embarcação ‘Virgem Dolorosa’, que naufragou na madrugada do dia 3 de Julho, ao largo das praias de São Pedro de Moel e de Vieira de Leiria”, lê-se na nota.

Na quarta-feira, às 4h33, foi dado o alerta para o naufrágio da embarcação de pesca “Virgem Dolorosa”, ao largo do concelho da Marinha Grande, para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.

Dos 17 tripulantes, 11 foram resgatados. Registaram-se três mortes e há ainda três desaparecidos, naturais da Leirosa, na Figueira da Foz.

Os funerais das três vítimas mortais realizam-se no sábado, no concelho da Figueira da Foz, segundo a Funerária Oliveira.

De acordo com Miguel Oliveira, o primeiro funeral realiza-se às 11h00, no Centro Funerário Oliveira, na Figueira da Foz, local onde às 14h00 começam as cerimónias fúnebres de outro pescador.

Às 16h00, na Igreja Matriz de Lavos, decorre o funeral da terceira vítima mortal do naufrágio.

As vítimas mortais eram naturais da Figueira da Foz, Buarcos e Lavos, e tinham entre os 42 e os 54 anos, de acordo com a funerária.