Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara concluiu visitas a infraestruturas desportivas reabilitadas

26 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Câmara concluiu visitas a infraestruturas desportivas reabilitadas

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, acompanhado pelo vereador do Desporto, Carlos Cidade, visitou vários equipamentos desportivos que foram recentemente requalificados com apoio financeiro da autarquia.

A iniciativa, que decorreu no âmbito da Semana Europeia do Desporto, teve como objectivo assinalar a conclusão das obras nas instalações desportivas da Associação Cristã da Mocidade, no pavilhão gimnodesportivo do Grupo Desportivo da Arregaça, nos campos de futebol da Juventude Desportiva e Recreativa de Arzila e do Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” e no polidesportivo da Associação Desportiva de Antuzede.

Foi em 2019 que a Câmara criou o Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas, cujo objectivo passa por melhorar as condições para a prática desportiva no concelho, optimizando os equipamentos e aumentando a sua durabilidade, de forma a promover o desenvolvimento saudável e sustentável das crianças e jovens, das associações e dos clubes.

Desde então, a autarquia já aprovou apoiar um total de 22 associações ou clubes desportivos do concelho, num investimento global de 1 milhão de euros para obras de reabilitação de equipamentos desportivos.

A Associação Cristã da Mocidade de Coimbra foi apoiada com 100 000 euros; O Grupo Desportivo da Arregaça com 44 000 euros; a Juventude Desportiva e Recreativa de Arzila recebeu um apoio de 15 000 euros; já o Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” foi apoiado com 200 000 euros; e a Associação Desportiva de Antuzede recebeu 45 000 euros.

Durante a visita aos diversos equipamentos o presidente de Coimbra saudou as direções dos clubes que “se empenharam na rápida concretização” das obras, que “estão bem realizadas”, destacando que este regulamento foi uma “operação pioneira” e transparente, porque desta forma todos conhecem “as regras e se preparam para apresentar os seus projectos”.

O autarca realçou que a razão desta ronda de visitas, bem como a colocação de uma placa a assinalar os melhoramentos efectuados, é para “cumprir uma obrigação de transparência por parte de qualquer entidade pública de explicar e informar os cidadãos do destino que deu ao dinheiro que gere”.

E este “é um dos bons investimentos”, realçou Manuel Machado, destacando que é um “contributo para que a nossa comunidade fique melhor. Alma sã em corpo são”. O próximo desafio, avisa, será o de “voltar a atrair os jovens a praticar desporto [no contexto da pandemia]”, que deve ser abordada “com preocupação e todos os cuidados, mas sem medo”, concluiu.