Coimbra  26 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara compra mais cinco autocarros 100% eléctricos para os SMTUC

11 de Maio 2020

A Câmara de Coimbra analisa e vota, na sua reunião de hoje, uma proposta de adjudicação de cinco novos autocarros 100% eléctricos e respectivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., por 2,4 milhões de euros.

O objectivo da autarquia é continuar a renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir, assim, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

Exemplo disso são os 10 novos autocarros 100% eléctricos, que estão a percorrer as ruas de Coimbra desde o dia 20 de Junho do ano passado, e que nos primeiros seis meses de utilização evitaram a libertação de cerca de 250 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera, depois de cerca de 200 000 quilómetros de estrada, tendo gerado uma economia de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo.

Entretanto, a CM Coimbra procedeu ao lançamento de um concurso público para a aquisição de 14 autocarros 100% eléctricos para os SMTUC, sendo que foi adjudicada, em Fevereiro, a aquisição de nove mini-autocarros e respectivas baterias, pelo valor de 2,8 milhões de euros, pois não foram recepcionadas propostas que cumprissem os requisitos relativamente aos cinco autocarros ‘standard’. Assim, a autarquia lançou um novo concurso público internacional, que foi agora ganho pela empresa BYD Europe B.V., pelo valor total de 2 374 500 euros (IVA incluído).

Esta operação tem comparticipação de fundos comunitários, ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para “Promoção da eficiência energética nos transportes colectivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental.

Estas viaturas vão servir também para reactivar o serviço da Ecovia, informou o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, no dia 20 de Junho de 2019, na apresentação dos 10 primeiros autocarros 100% eléctricos. Na ocasião, o autarca salientou que o serviço da Ecovia “vai tirar carros da cidade e tornar a vida – quer de quem entra, quer de quem cá mora – melhor, mais saudável, mais económica e com maior capacidade de circular a pé ou nos transportes”, sobretudo quando se tratam de “veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental”.

Recorde-se que, nos últimos seis anos a CM Coimbra tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, a qual se traduziu num reforço de 52 viaturas, sendo 36 autocarros (10 eléctricos), 14 mini-autocarros (2 eléctricos e 2 híbridos) e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros, a que vão acrescer brevemente os nove mini-autocarros e os cinco autocarros eléctricos mencionados anteriormente.

Para além da aquisição de veículos, a CM Coimbra está a reforçar o serviço público de transportes urbanos noutras vertentes, designadamente através da expansão da rede e da contratação de motoristas.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com