Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara cede Escola da Pedrulha para CDOS de Coimbra

12 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Câmara cede Escola da Pedrulha para CDOS de Coimbra

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra vai passar a ter a sua sede na antiga escola básica da Pedrulha durante os próximos 25 anos, uma proposta de comodato da Câmara Municipal de Coimbra.

O Executivo vai analisar e votar a celebração do contrato na reunião de hoje, cedendo assim as instalações da antiga escola à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para a instalação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Em Junho, numa visita às instalações, acompanhado pelo Tenente-General Mourato Nunes e pelo Comandante Distrital, Carlos Luís Tavares, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, considerou que esta localização tem um “interesse acrescido” e “estratégico” por ser um contributo para as pessoas que habitam e têm actividades económicas naquela zona da cidade, assegurando que esta foi a solução encontrada para ajudar a garantir uma melhor e adequada operacionalidade do comando de operações de socorro.

O período de cedência de comodato será por 25 anos mas pode ser eventualmente renovável.

“Estas instituições têm vindo a trabalhar em proximidade para garantir uma melhoria dos meios operacionais no concelho e na região Centro”, nota a autarquia, sublinhando que já em Junho passado, o autarca e o presidente da ANEPC, Tenente-General Mourato Nunes, assinaram no Salão Nobre dos Paços do Município um protocolo de colaboração entre as duas entidades para que o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto fosse novamente base de meios aéreos durante o período de incêndios”.

Esta infraestrutura aeroportuária passou a acolher, em permanência, um helicóptero ligeiro e, pela primeira vez, dois aviões anfíbios médios, que reforçaram assim o dispositivo de combate a incêndios na região.

O protocolo foi assinado depois de uma visita da comitiva às antigas instalações da escola básica da Pedrulha, o local escolhido para acolher o CDOS de Coimbra. Na altura, Manuel Machado assegurou que esta foi a solução encontrada para ajudar a garantir uma melhor e adequada operacionalidade do comando de operações de socorro.

“Estamos a abrir o caminho para criar condições para que a Autoridade tenha na cidade de Coimbra boas instalações para o seu comando distrital”, salientou, por sua vez, o presidente da ANEPC, durante a sua intervenção. O Tenente-General Mourato Nunes confidenciou que, “desde a primeira conversa”, teve da parte do presidente da Câmara Coimbra “a maior receptividade” e que isso vai fazer com que a cidade se orgulhe de ter “um novo centro distrital de operações de socorro, o que valorizará imenso a resposta quer à população do concelho, mas a todo o distrito”. “Encontraremos aqui um meio que nos possibilita cumprir melhor a nossa missão que é aquilo que pretendemos”, reforçou.