Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara avança com requalificação de mais três ruas na Alta de Coimbra

23 de Julho 2021 Jornal Campeão: Câmara avança com requalificação de mais três ruas na Alta de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra vai dar início, na próxima segunda-feira, requalificação de mais ruas da Alta da cidade, incindido a intervenção nas ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o largo José Rodrigues.

De acordo com a autarquia, a obra constitui um investimento superior a 750 mil euros e “o objectivo é requalificar o espaço público, melhorando a mobilidade pedonal e rodoviária, a iluminação pública, o mobiliário urbano, as infraestruturas do subsolo e a sinalética das vias”.

O Município decidiu avançar já com a consignação da obra, de forma a aproveitar o final do ano lectivo e, desta forma, reduzir os transtornos que a obra poderá causar a quem utiliza estas vias diariamente.

Esta empreitada encontra-se dividida em três fases: na primeira fase vai ser intervencionada a rua Borges Carneiro e o largo José Rodrigues; na segunda vai ser intervencionada a rua do Norte e a respectiva travessa; e na terceira a rua de São João.

Estas intervenções vão obrigar a alguns condicionamentos de trânsito na alta da cidade. Já nesta primeira fase vai proceder-se ao corte da via na rua Borges Carneiro e no largo José Rodrigues e a circulação pedonal deverá ser efectuada pela rua e travessa do Norte.

A empreitada tem como principais objectivos a repavimentação para aumentar o conforto e segurança da mobilidade pedonal, sem perder a memória histórica dos locais, tal como realizado nas vias já requalificadas nos últimos anos; a revisão de infraestruturas, como a passagem subterrânea da rede eléctrica e a iluminação led, a instalação de rede de gás natural; a remodelação de redes de abastecimento de água; a dotação de redes separativas de esgotos domésticos e pluviais e o reforço das redes de dados; a alteração das pendentes das ruas, drenando para a zona central e evitando as valetas junto aos edifícios; a revisão do estacionamento e trânsito nas ruas Borges Carneiro e de São João e o acesso ao largo junto ao Palácio dos Melos; levantamento e reposição dos pavimentos na rua de São João para correcção de abatimentos; e a revisão das escadas entre o Palácio dos Melos e a Faculdade de Letras, substituindo os degraus fracturados e colocando novos corrimãos.

Recorde-se que esta empreitada para requalificar as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues está integrada numa estratégia global onde a autarquia prevê investir mais de quatro milhões de euros nesta zona histórica. Concluídas estão já as obras de requalificação das ruas da Ilha, Guilherme Moreira, José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo Hilário (740 mil euros), do Largo de S. Salvador (212 mil euros), das ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar (680 mil euros). Em curso está a empreitada de valorização do Largo da Sé Velha, da rua e Largo do Quebra Costas e das Escadas e Beco da Carqueja, num investimento de cerca de 1,6 milhões de euros.