Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara assegura mais de quatro milhões de euros para obras na EB 2 da Mealhada

25 de Junho 2024 Jornal Campeão: Câmara assegura mais de quatro milhões de euros para obras na EB 2 da Mealhada

O Município da Mealhada já assinou os termos de aceitação do contrato para a reabilitação da Escola Básica N.º 2 da Mealhada, que implica um volume de obras no valor total de mais de quatro milhões de euros.

O vereador da Câmara da Mealhada, Ricardo Santos, representou o município nesta cerimónia para a assinatura dos contratos, no passado dia 21 de Junho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra, em sessão presidida pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Foram assinados 23 projectos de reabilitação, que representam um investimento total de 124 milhões de euros em toda Região Centro. Importa referir que na Região de Coimbra há apenas nove escolas a serem intervencionadas ao abrigo destes contratos financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entre elas está a escola mealhadense, contemplada com um montante de cerca de 4 milhões de euros.

“Esta obra é extremamente necessária e já vinha a ser reivindicada, há muito, pelo Agrupamento de Escolas, que sempre quisemos que estivesse ao nosso lado no acompanhamento deste processo”, comentou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, apontando que “para a Câmara foi, desde a primeira hora, um assunto prioritário, daí o esforço de todos os técnicos para cumprir os prazos para fazer projectos e aprová-los”.

Depois da assinatura dos termos de aceitação deste contrato, o autarca acredita que a Câmara possa avançar agora “o mais rápido possível com o lançamento do concurso e a execução da obra”.

Fernando Trindade, director do Agrupamento de Escolas da Mealhada, admite que é “uma verba interessante para fazer esta requalificação” e sublinha “o trabalho e o cuidado que teve o senhor presidente da Câmara ao auscultar as nossas necessidades antes de avançar com os projectos”.

“Temos instalações com muita qualidade no nosso parque escolar, mas esta escola, uma das maiores do nosso Agrupamento, sente falta de uma intervenção a vários níveis, em especial na eficiência energética e nas condições de conforto, que com esta obra, acreditamos, vão melhorar substancialmente”.

Entre outras intervenções, estes mais de quatro milhões de euros, vão permitir a requalificação daquele estabelecimento de ensino ao nível da melhoria da eficiência energética e conforto térmico, assim como das condições de acessibilidade e outras intervenções que visam a melhoria do parque edificado, como a ampliação da área externa coberta e criação de novo volume destinado a sala de convívio.