Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Tábua aposta em FACIT mais ecológica

26 de Junho 2019

A FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, vai regressar já hoje (26) e até dia 30 de Junho, prometendo animar o concelho durante cinco dias e noites, numa edição em que se mostra preocupada com o meio ambiente.

O evento vai decorrer no pavilhão multiusos de Tábua, e na zona envolvente do mesmo, com cerca de 140 stands distribuídos pelas várias zonas do recinto, desde a comercial e industrial, situada no interior do pavilhão, até às áreas de artesanato, doçaria, produtos endógenos, área animal e picadeiro, espaço agrícola, moto, automóvel, lounge, infanto-juvenil, venda ambulante, bares, cafés, gelados e a famosa zona de ‘street food’, todas elas localizadas na parte exterior do recinto.

Através destes stands a organização espera potenciar as marcas e os produtos expostos, ajudando no desenvolvimento das empresas.

Música, exposições e sessões empresariais são algumas das actividades esperadas para esta feira que, segundo Mário Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Tábua, se espera que seja “diferente e melhor todos os anos”, salientando, ainda, que neste evento os visitantes podem aliar três óptimos aspectos, “conhecerem as empresas, saborearem a boa gastronomia e no final desfrutar de grandes espectáculos”.

A cerimónia oficial de abertura da FACIT decorre hoje (26), às 19h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, e conta com a presença de João Torres, secretário de Estado da Defesa do Consumidor,

Um certame sempre em evolução

E porque, como afirmou o presidente, este é um certame diferente todos os anos, para esta edição são esperadas várias novidades, entre as quais a criação do espaço “Meet Up”, onde os empresários podem negociar e conversar com possíveis investidores e ao mesmo tempo desfrutarem dos espectáculos de forma mais calma.

A FACIT é, também, um evento que pretende ser inclusivo e por isso pensa em todos os públicos. Neste sentido criou o “Espaço grávida/mobilidade reduzida”, um local junto ao palco principal que permite a grávidas e pessoas com necessidades especiais assistirem aos concertos da melhor forma.

Mas as novidades não ficam apenas pelas novas áreas criadas para o público. Nesta edição a FACIT recebe o carimbo de EcoEvento, espelhando a preocupação da autarquia com o meio ambiente.

Para merecer esta distinção, e de forma a reduzir a produção de resíduos, a organização optou por copos reutilizáveis, com o valor de um euro, em substituição dos comuns copos de plástico. Desta forma a autarquia espera que o público se adapte e possa assim reduzir a sua pegada ecológica.

Quanto aos bilhetes, há também uma novidade, uma vez que podem ser adquiridos através da plataforma ‘Ticketline’, na Internet. Assim o público pode comprar os bilhetes antecipadamente e sem sair de casa evitando as filas, podendo, no entanto, optar por comprar os mesmos na bilheteira do próprio evento.

Um programa para toda a família

À semelhança de anos anteriores o evento terá dois dias com entradas gratuitas, nomeadamente hoje (26) e domingo (30). Já amanhã (27) e na sexta-feira (28) as entradas terão um valor de 2,50 euros, enquanto no sábado (29) os bilhetes serão a três euros. Está ainda disponível um bilhete geral por seis euros e as crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.

Este é um certame que o Município espera que seja para toda a família, tendo, por isso mesmo, um espaço dedicado às crianças, com insufláveis, sem esquecer o espaço animal e picadeiro onde todos podem contactar com os animais.

No recinto estarão, também, as típicas tasquinhas, situadas na zona de restauração, que nesta edição vão ser exploradas por oito associações escolhidas pelas juntas de freguesias do concelho. Neste local de “comes e bebes” será possível saborear o que de melhor se oferece a nível de gastronomia na região.

A autarquia não esqueceu, claro, a animação nocturna e aposta em conhecidos nomes da música nacional, entre os quais David Antunes que sobe ao palco já hoje à noite (26), D.A.M.A (27), Toy (28), João Pedro Pais (29) e ainda The Fly – Tributo U2 (30), todos como cabeças de cartaz.

Num certame com um investimento de cerca de 71 000 euros, o Município espera “continuar a crescer superando o número de visitantes do ano anterior”, conforme referiu Mário Loureiro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com