Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara apoia Centro Recreativo de Quimbres com mais de oito mil euros

30 de Março 2024 Jornal Campeão: Câmara apoia Centro Recreativo de Quimbres com mais de oito mil euros

A Câmara Municipal de Coimbra pretende comparticipar o projecto “Ligações (Com)vida” do Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres com 8.186,62 euros, dando assim continuidade a esta iniciativa que visa facilitar a inclusão digital da população sénior, como forma de manter e reaproximar as relações e combater a solidão. A proposta vai à próxima reunião do executivo municipal, de dia 2 de Abril.

“Ligações (Com)vida” tem como objectivos fundamentais capacitar os idosos para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da aquisição de conhecimentos necessários à sua utilização de forma autónoma, para comunicar com familiares, combater a baixa mobilidade, o isolamento social e criar proximidade através das ferramentas digitais e de actividades de animação, aumentando a satisfação, o bem-estar e diminuindo a solidão dos idosos.

Este projecto começou a ser desenvolvido antes da pandemia. Em 2021, na sequência de uma candidatura aos prémios BPI Seniores 2021, foi possível implementá-lo entre 1 de Novembro de 2021 e 31 de Outubro de 2022. Ao longo desse ano, foram realizadas um total de 292 sessões, traduzidas numa média de 26 sessões por cada idoso, com a duração de uma hora cada. Foram apoiados 11 idosos através de oito voluntários, o que, de resto, é uma outra vertente deste projecto não menos importante, a promoção da cidadania activa e do voluntariado.

O apoio financeiro da Câmara Municipal vai, assim, permitir à população sénior ter acesso a actividades que promovem as suas capacidades e fomentem o envelhecimento activo. De acordo com a informação dos serviços, “Ligações (Com)vida” – dirigido aos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas – pode abranger cerca de 90 utentes, número que correspondente à totalidade da capacidade das três respostas sociais destinadas à população idosa.

Para além destas valências, o Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres, instalado na freguesia de São Silvestre, propõe-se, também, a desenvolver objectivos no âmbito da promoção desportiva, recreativa e cultural dos associados, do convívio social e da cooperação com outros organismos oficiais ou particulares.

O Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres pretende ser uma IPSS de referência na região, no apoio à comunidade, com capacidade para se adaptar às mudanças sociais, para melhor servir, de forma a promover o desenvolvimento social e cultural, privilegiando o bem-estar das pessoas nas diferentes fases da sua vida e estabelecendo parcerias com outras entidades da área social e educação.