A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e a Protecção Civil alertam a população para o aumento das temperaturas, este fim-de-semana, aconselhando a adoptar procedimentos com vista à salvaguarda da saúde de todos.
As entidades chamam a atenção para as pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor, como os idosos e as crianças, os acamados, portadores de doenças crónicas e a quem desenvolva actividades no exterior, com consequente exposição forçada ao sol e ao calor.
As recomendações são de vária ordem:
Em caso de necessidade (aconselhamento e informação em saúde), contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), com o custo de chamada local.
Cuidados redobrados com a floresta
Nestes períodos de maior calor, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) informa a existência de um cenário favorável à ocorrência de incêndios florestais, com tempo quente e vento moderado a forte.
Assim, a Protecção Civil alerta para a proibição da realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos; utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente: manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação; ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.