O Café Santa Cruz, em Coimbra, vai receber, no dia 27, pelas 22h00, o filme “A Fonte dos Amores“ (1924), de Roger Lion. Trata-se de uma adaptação de um romance da escritora francesa Gabrielle Reval que conta a história de uma actriz francesa de visita a Coimbra e como a sua vinda veio perturbar a relação entre um estudante e a sua noiva.
A reconstituição da história de D. Pedro e D. Inês foi a principal inspiração para as filmagens em Portugal, utilizando como cenário a cidade Coimbra. O filme mostra diversos locais da cidade da década 20, do século XX, nomeadamente: a Alta, a Couraça dos Apóstolos, o Largo da Feira, a Igreja da Sé Velha, o Choupal e a Quinta das Lágrimas. Estas imagens de Coimbra, já com cem anos, permitirão recordar, com um olhar mais atento, não só os lugares mais emblemáticos da cidade, mas também recordar as histórias e as tradições que a tornam mágica e a imortalizam.
A exibição do filme vai ter acompanhamento musical com reportório da Canção e do Fado de Coimbra interpretado por Carlos Jesus (guitarra portuguesa), Diogo Alves (guitarra clássica) e António Dinis (voz).
Esta sessão pretende não só homenagear a cidade de Coimbra mas também proporcionar ao grande público a oportunidade de visualizar Coimbra da década de 20 do século XX, através do cinema, precisamente no ano em que se celebram os 100 anos (1923) das gravações deste filme.