Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Café Atenas faz acção solidária em Dia do Pai

17 de Março 2021 Jornal Campeão: Café Atenas faz acção solidária em Dia do Pai

É a pensar num dos momentos mais difíceis que Portugal e, consequentemente, muitas famílias e organizações atravessam que José Quintans, proprietário do café Atenas, em Coimbra, decidiu organizar uma acção solidária.

A iniciativa que vai decorrer já amanhã, no Dia do Pai (19), pretende doar o valor angariado em refeições vendidas no estabelecimento, através do serviço de ‘take-away’, para comprar cabazes de produtos alimentares e outros de forma a serem distribuídos pelas pessoas e famílias mais carenciadas da cidade de Coimbra, estando o Centro de Apoio Social encarregue de fazer essa triagem.

“Somos sensíveis às situações actuais e sabemos que neste momento à muita gente que sente dificuldade” começou por referir o proprietário que vê neste gesto uma forma de apoiar quem, também, mais precisa.

Embora a restauração seja um dos sectores mais afectados e tendo também o café Atenas sentido o impacto da pandemia causada pela covid-19, José Quintans acredita que é tempo de olhar para o lado e perceber que existe necessidades maiores que precisam “urgentemente de apoio” e por isso durante o dia, o valor acumulado em todas as refeições servidas em ‘take-away’ vai ser atribuído a quem neste momento pouco tem.

No menu os pratos já são bem conhecidos, à disposição vai estar a tradicional e requintada francesinha que delicia os clientes apreciadores da iguaria, o bacalhau com natas também faz parte da ementa assim como os dois pratos diários que vão estar disponíveis para o dia: feijoada de sames de bacalhau e bifinhos de frango com champignon.

“Vamos tentar sensibilizar os clientes que vão buscar uma refeição e mostrar-lhes que podem ajudar alguém que esteja necessitado expondo, também, o lugar para onde vai o contributo deles”, afirmou José Quintans.

Actualmente o café restaurante serve, em média, mais de 120 refeições por dia tendo na última semana registado um aumento devido às alterações do alargamento do horário para entregas (até às 00h00) e ‘take-away’ (até às 22h00).

“Tivemos um crescimento mais de 30 por cento. Esta semana facturou-se mais que as outras semanas todas. No sábado (13) então foi o melhor dia do ano”, referiu o empresário que acredita que as novas medidas possam vir a dar algum alento depois dos tempos difíceis com que o sector se deparou.

A razão pela escolha do dia

José Quintans considera-se um homem da fé e prova disso é que aceita com naturalidade tudo o que acontece à sua volta. “Não tenho perdido a orientação que sempre tive porque tenho esperança e fé que as coisas e principalmente este momento vá melhorar e trazer saúde para todos” enfatizou o proprietário do café Antenas.

Quando decidiu avançar com a acção solidária, o dia 19 era o que melhor retratava o momento e o que melhor se identificava com a iniciativa.

“É um dia marcantes para mim, para além de ser o Dia de São José é o Dia do Pai e faz 14 anos que recebi a minha filha em casa” confessou o proprietário, adiantando ainda que também é altura da Páscoa e tal como a época exige-se sacrifícios “é juntar um pouco de sacrifício com a satisfação, sacrifício pela minha luta diária que tenho passado nos últimos tempos e satisfação pelo que posso proporcionar e que é o mínimo que se pode fazer nesta altura” rematou José Quintans.