Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

BusTUC, a nova aplicação para localizar os autocarros dos SMTUC

30 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: BusTUC, a nova aplicação para localizar os autocarros dos SMTUC

Cinco alunos do curso de Engenharia Informática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) apresentaram, a 15 de Dezembro, uma aplicação que permite localizar em tempo real os autocarros dos SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra).

A BusTUC surgiu no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e Inovação (PGI) e a sua grande novidade, em relação às já existentes, é “mostrar a localização dos autocarros ao minuto”, revela a UC. Além de que é, ainda, possível “visualizar todos os horários e rotas dos autocarros dos SMTUC”, sendo que a localização dos transportes é feita “pelos próprios utilizadores da aplicação, ou seja, um utilizador que esteja em qualquer um dos autocarros dos SMTUC escolhe o número da rota onde se encontra e partilha a sua localização com a aplicação. Desta forma, todos os outros utilizadores da aplicação conseguirão saber a localização desse autocarro”, esclarece a instituição.

Assim, a aplicação funcionar como uma comunidade, pelo que quantos mais utilizadores concederem as suas localizações, mais participantes desta aplicação poderão informar-se e usufruir das vantagens e concretizar o objectivo final da aplicação.

A BusTUC foi testada na linha 34, que liga o Polo I ao Polo II da UC, tendo os testes decorrido em “chats” do Facebook, onde cerca de 50 utilizadores partilharam as suas localizações enquanto viajavam no autocarro.

Angélica Carvalho, Gonçalo Lopes, João Damasceno, Mariana Cunha e Paulo Cruz decidiram “tentar resolver um problema que afecta a vida de todos os utilizadores de autocarros de Coimbra, não perder o autocarro e chegar a horas ao local pretendido”, salienta a UC, acrescentando que, “após aprovação da ideia pelo regente da cadeira, Carlos Cerqueira, os alunos empenharam-se durante algumas semanas para implementar esta aplicação.

A aplicação já está disponível na GooglePlay para smartphones com sistema operativo Android e mais informações e actualizações da aplicação poderão ser consultadas no Facebook, em www.facebook.com/bustuc16/

cartaz_bustuc