Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bruxelas acolhe Coimbra na “Semana Europeia das Regiões e Cidades”

11 de Outubro 2019

A cidade de Coimbra, e em particular o grupo de trabalho da candidatura da cidade a ‘Capital Europeia da Cultura 2027’, marca presença na “Semana Europeia das Regiões e Cidades” (European Week of Regions and Cities), que decorreu em Bruxelas (Bélgica).

O evento teve como tema principal “Regiões e cidades: Pilares do Futuro da União Europeia”, mote que permitiu que os participantes demonstrassem a sua capacidade de inovação nas mais de 300 sessões que incluíram “workshops”, laboratórios participativos, debates, palestras e oportunidades de trabalho para os mais de 6 000 participantes.

Luís de Matos, coordenador de Coimbra a ‘Capital Europeia da Cultura’, e os membros do grupo de trabalho António Pedro Pita e Cristina Robalo Cordeiro estão, também, na capital belga para dar a conhecer a candidatura, naquele que é considerado como “o maior evento europeu de regiões e cidades”.

A “Semana Europeia das Regiões e Cidades” é um evento anual de quatro dias, criado em 2003, e co-organizado pela Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões, sendo que esta é a 17.ª edição do certame.

“Esta participação proporciona a oportunidade de aprofundar relações com agentes políticos, culturais e institucionais e reflectir de forma integrada sobre a capacidade de coesão da União Europeia através da implementação de uma política regional com impacto na governação local, que se concretiza, nomeadamente, através da partilha de exemplos e boas práticas que levam a uma crescente cooperação entre países e regiões europeias”, explica a Câmara de Coimbra.

Já a terminar hoje (11), mas na cidade de Leeds, no Reino Unido, está o evento “Eurocities Culture Forum”, que se foca no tema da celebração da diversidade e pretende “analisar a forma como a cidade empreende uma abordagem cultural inclusiva fortalecida pelas diversas parcerias estabelecidas com outros sectores”.

Coimbra está, também, presente, com um outro membro do grupo da candidatura, Luís Filipe Menezes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com