Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Borrego Serra da Estrela é destaque em Oliveira do Hospital

17 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Borrego Serra da Estrela é destaque em Oliveira do Hospital

O Borrego Serra da Estrela assume o papel principal em vinte espaços de restauração espalhados por Oliveira do Hospital durante o Festival de Gastronomia “Borrego à Mesa”. Este evento, que decorrerá até 18 de Fevereiro, é uma celebração do sabor e da tradição gastronómica da região.

Organizado pelo Município de Oliveira do Hospital, o Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela DOP tem como objectivo promover este produto de excelência local. O borrego, tradicionalmente assado em forno de lenha, é uma iguaria incontornável na mesa dos Oliveirenses e faz parte da carta gastronómica de Oliveira do Hospital.

Durante todo o ano, os restaurantes de Oliveira do Hospital oferecem pratos de borrego preparados de diversas formas. No entanto, nos dias do festival, o foco estará inteiramente no sabor único e na qualidade deste ingrediente. Os visitantes terão a oportunidade de degustar o melhor que a região tem para oferecer.

Sob o lema “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, a autarquia pretende atrair turistas que se deixem seduzir pelos sabores locais. Além de apreciar a gastronomia, os visitantes poderão explorar as potencialidades turísticas do concelho.

O Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela também serve como um prelúdio para a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, um dos maiores eventos dedicados ao queijo em Portugal. A festa está marcada para os dias 23 e 24 de Março.

Ao todo, 21 espaços de restauração em Oliveira do Hospital, tanto na cidade como nas aldeias e vilas, aderiram ao “Borrego à Mesa”, proporcionando aos visitantes uma experiência gastronómica memorável que celebra a riqueza culinária e cultural da região.

Onde comer

Entre os restaurantes participantes, destacam-se: A Cristina, em Aldeia Formosa; Casa dos Grelhados, em Vila Franca da Beira; O Leque, em Ervedal da Beira; O Terreiro, em Lagares da Beira e Dinis e O Gouveia, em Lageosa.

Além disso, os seguintes espaços também aderiram ao festival: Olea, no Museu do Azeite, em Bobadela; Brasserie; Casa Portuguesa; Laranja Azul; O Cantinho; Ohlá; Panela de Ferro; Pedro’s e Tasquinha dos Marques, em Oliveira do Hospital.

Seguindo para o sul do concelho, encontramos mais restaurantes participantes: L’Artista, em Catraia de São Paio; Paraíso da Beira, em Chamusca da Beira; Albergaria do Choupal, em São Gião; Olhar Sobre o Alva, em São Sebastião da Feira; Vinha do Vale, em Santo António do Alva e Restaurante João Brandão, do Hotel Rural Quinta da Geia, em Aldeia das Dez.

O Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela DOP conta com o apoio da ANCOSE – Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela e da Estrela COOP – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL.

O Festival de Gastronomia “Borrego à Mesa” é uma celebração da tradição culinária e da riqueza gastronómica da região da Serra da Estrela. Com o Borrego Serra da Estrela como protagonista, este evento reúne sabores, restaurantes locais e visitantes ávidos por explorar o melhor que Oliveira do Hospital tem para oferecer. Entre aromas de borrego assado e batata dourada, o festival é um convite para descobrir a essência desta terra, onde a comida é mais do que uma refeição: é uma experiência que nos liga às raízes e à hospitalidade calorosa dos Oliveirenses.