Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bonifrates volta a apresentar recital itinerante pela “Alta” e “Baixa” de Coimbra

26 de Junho 2020 Jornal Campeão: Bonifrates volta a apresentar recital itinerante pela “Alta” e “Baixa” de Coimbra

“(Re)habitar – Recital itinerante pelas casas dos poetas” é o nome do projecto da Cooperativa Bonifrates e que está de regresso, amanhã (27) e a 11 de Julho, pelas ruas da “Alta” e da “Baixa” de Coimbra.

A reposição deste recital itinerante marca, assim, o regresso ao trabalho da Bonifrates, tendo como propósito “passear pelas ruas da ‘Alta’ e da ‘Baixa’ de Coimbra. Descobrir nas casas ‘testemunhos de vida’, reencontrar as palavras de poetas nas casas que habitaram, nos lugares de partilha que sentiram como segunda casa; deixar que ‘as casas de fora nos olhem pelas janelas’ e reconstruam, através das palavras dos poetas, as ruas da rota que queremos traçar”, revela a Cooperativa. O recital será concretizado em duas sessões, a partir das 16h00, de amanhã e 11 de Julho.

O percurso do itinerário será o seguinte: Biblioteca Joanina – Pátio das Escolas – Faculdade de Letras – Museu Machado de Castro – Sé Nova – Rua da Matemática – Rua das Flores – Couraça dos Apóstolos – Santa Cruz – Café «A Brasileira» – Sé Velha – Torre do Anto – Casa da Escrita.

E são estes os poetas que serão visitados neste percurso: Adolfo Casais Monteiro; Afonso Duarte; Antero de Quental; António Nobre; António Simões; Benedicte Houart; Camilo Pessanha; Carlos de Oliveira; Cristóvão de Aguiar; Edmundo Bettencourt; Eugénio de Castro; Fernando Assis Pacheco; Fernando Namora; Herberto Helder; João Damasceno; João José Cochofel; João Rasteiro; Joaquim Namorado; Jorge Fragoso; José Afonso; José Régio; Luís Quintais; Manuel Alegre; Manuel António Pina; Mário de Sá-Carneiro; Miguel Torga; Rosa Oliveira; Ruy Belo; Sá de Miranda; Virgílio Ferreira;Vítor Matos e Sá.

A participação no recital itinerante “(Re)habitar” tem lotação limitada (serão organizados grupos respeitando as orientações da Direcção Geral de Saúde em vigor, pelo que é obrigatória a inscrição prévia para o email: bonifratesbilheteira@gmail.com ou pelo telefone 916 615 388 (após o contacto ser-lhe-á indicada a forma de pagamento do bilhete).

Antes da inscrição deve ter-se em atenção que o percurso proposto é integralmente a pé e tem, aproximadamente, a distância de cinco quilómetros e a duração de três horas, desde a “Alta” à “Baixa” de Coimbra e terminando na Casa da Escrita.

Os espectadores devem também levar calçado adequado, estando devidamente protegidos com uma máscara durante o recital, que será oferecida com o preço do bilhete.

O ponto de encontro / casa da partida é a Biblioteca Joanina, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra, onde serão organizados os grupos.

Os bilhetes normais têm o custo de seis euros; os estudante pagam apenas quatro euros e para o Clube Amigos da Bonifrates custa 3,5 euros. Os bilhetes poderão ser levantados entre as 15h30 e as 16h00, junto à Biblioteca Joanina.