Coimbra  20 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bonifrates evoca lançamento da bomba atómica com “Memorial de Hiroxima”

31 de Julho 2021 Jornal Campeão: Bonifrates evoca lançamento da bomba atómica com “Memorial de Hiroxima”

A Cooperativa Bonifrates vai apresentar, no dia 6 de Agosto, pelas 21h30, o espectáculo “Memorial de Hiroxima”, no Pátio do Museu Nacional Machado de Castro.

O espectáculo tem entrada gratuita e as reservas devem ser obrigatoriamente feitas para: bonifratesbilheteira@gmail.com  ou telefone: 916 615 388.

A 6 de Agosto de 1945 foi lançada uma bomba atómica sobre Hiroxima, seguida, três dias depois, de uma segunda bomba sobre Nagasaki. Mais de 150 mil mortos, nesse dia e nos dias seguintes, foram uma das consequências desta terrível tragédia.
Em memória das vítimas, a Cooperativa Bonifrates decidiu realizar esta acção de forma a que a data não passe em branco.

Memorial de Hiroxima é um recital performativo que incorpora poesia, música, dança e vídeo e que pretende fazer uma evocação do que significou o lançamento de primeira bomba atómica. A base para a selecção de poemas é uma antologia de poesia portuguesa editada em 1967, com o título Hiroxima e publicada pela “Nova Realidade”, enriquecida com outros poemas mais recentes. Organiza-se em quatro secções: 1.º Olhar Hiroxima; 2.º Escutar Hiroxima; 3.º Sentir Hiroxima; e 4.º Saber Hiroxima para lá de Hiroxima.
O espectáculo, com concepção e coordenação de Ana Paula Santos e João Maria André, tem cenografia do Atelier do Corvo, coordenação musical de Amílcar Cardoso, coreografia e dança de Inesa Markava, vídeo e desenho de luz de Nuno Patinho, contando com as interpretações de Inesa Markava (dança), Ofélia Libório (canções) e Ana Paula Santos, Cândida Ferreira, José Castela, Madalena Damasceno, Rui Damasceno, Tiago Henriques (poemas). Conta ainda com a parceria do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, de Te-ato e de Páteo das Galinhas e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Direcção Regional da Cultura do Centro e do Museu Nacional Machado de Castro.