Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bonifrates evoca José Mário Branco com recital “Quero ser feliz, porra!”

18 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Bonifrates evoca José Mário Branco com recital “Quero ser feliz, porra!”

De forma a homenagear José Mário Branco, a Cooperativa Bonifrates evoca-o esta quinta-feira (19), às 21h30, com o espectáculo “Quero ser feliz, porra!” – Recital Performativo, coordenado por Cristina Janicas, a realizar no Salão Brazil em Coimbra.

Neste dia completa-se um ano sobre a partida de José Mário Branco. Cantor, compositor e autor, foi também um homem de teatro, tendo deixado a sua marca em muitos espectáculos em que participou. Assumiu sempre a sua intervenção poética, musical e teatral, tal como a sua existência nas múltiplas dimensões em que a viveu, como um exercício de cidadania crítica, cultural, artística e política, sem nunca ceder a conveniências ou a circunstancialismos ocasionais ou calculistas.
“No palco da Gare D’Austerlitz, iniciamos uma viagem pelos sons e pelas palavras do homem que sempre assumiu: ‘quero ser feliz, porra!’
José Mário Branco sempre nos comoveu e acompanhou. Temos guardado o seu olhar sobre o mundo: de denúncia, crítico, acutilante, desencantado, irónico, poético e sempre… sempre… inquieto e cheio de futuro.
Sonhámos um espectáculo que ressoasse o seu olhar. Vivemos tempos estranhos. Sentimos a falta da tua voz. Eh! Companheiro, que dirás deste mundo de hoje?”, disse Cristina Janicas, coordenadora do espectáculo.

O espectáculo tem música ao vivo, é constituído por textos e músicas de José Mário Branco e desdobra-se em quatro núcleos, identificados por expressões do cantautor, sendo elas “Resistir e combater… A simples sinceridade é subversiva”, “A inquietação é uma coisa mais universal, mais poética”, “Só a alegria é que é revolucionária” e “A arte é compromisso político”.
Dada a lotação reduzida, os interessados devem fazer reservas através do email reservas.jazzaocentro@gmail.com ou adquirir os bilhetes através da bol.pt no link: http://bit.ly/JMB_Bonifrates.