Coimbra  28 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros Sapadores de Coimbra já têm o Presépio em movimento

13 de Dezembro 2019

presépio sapadores 1

Carlos Cidade, Virgílio Antunes, Paulo Palrilha, Manuel Machado e Regina Bento

 

O tradicional presépio da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Coimbra foi inaugurado, hoje, na Casa Municipal da Protecção Civil, com centenas de peças, muitas delas em movimento.

Este Presépio recria não só a história do nascimento do Menino Jesus mas também as vivências típicas de uma aldeia, numa construção onde não faltam as casas típicas, os moinhos de água, alguns ofícios de outrora e até os animais, dispersos por montes e vales que, ano após ano, ganham vida neste cenário que é construído exclusivamente pelos Bombeiros, num trabalho que vão aperfeiçoando e inovando ano após ano.

Foi precisamente esta obra de arte e saber fazer que Manuel Machado enalteceu, esta manhã, durante a inauguração. Rodeado de dezenas de crianças do Jardim de Infância Quinta das Flores, o presidente da Câmara de Coimbra recordou a história deste presépio, que conta já com mais de nove décadas, e que continua a encantar públicos de todas as idades, atraindo todos os anos à Casa Municipal da Protecção Civil milhares de visitantes.

“Tudo o que aqui está é trabalho feito, ao longo de décadas, pelos Bombeiros Municipais. São eles os artífices, os construtores que reaproveitam materiais, coisas interessantes, e dão-lhes este uso, um uso importante para melhorar a relação entre os cidadãos, os jovens de todas as idades e os serviços públicos”, realçou.

Manuel Machado considera que a tradição do presépio é “simbólica” mas que transmite uma “mensagem importante”, que merece “ser vista e percebida”, não só pelo cenário criado mas também pelas técnicas que utiliza e que permitem manter algumas das criações do presépio sempre em movimento.

A inauguração do Presépio contou este ano com a presença do bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, que escolheu este cenário para gravar a sua mensagem de Natal. Manuel Machado congratulou-se com a feliz coincidência, considerando que esta “é a altura ideal para lhe dizer, mais uma vez, o quanto a Câmara Municipal aprecia o bom relacionamento institucional entre as várias entidades” do Município, uma “conjugação de esforços” que permite que todos possam contribuir para “construir uma cidade e um mundo melhor”.

O presépio vai ficar patente ao público até 06 de Janeiro e pode ser visitado todos os dias entre as 10h00 e as 20h00.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com