Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros de Penela expandem projecto de solidariedade: Banco do Tempo

5 de Abril 2024 Jornal Campeão: Bombeiros de Penela expandem projecto de solidariedade: Banco do Tempo

No desfecho do último mês de Março, os Bombeiros de Penela avançaram mais um passo na expansão do seu projecto “Banco do Tempo – Brico-Solidário”. Neste sentido, formalizaram-se os Protocolos de Cooperação entre os Bombeiros de Penela, as quatro Freguesias e o Município.

O “Brico-Solidário” representa uma iniciativa de índole social, suportada pelo financiamento do BPI/Fundação LaCaixa, direccionada para a população sénior em situação de vulnerabilidade social ou económica. Visa dar resposta a situações de pequenas reparações ou serviços que estes indivíduos não consigam concretizar por meios próprios. Desde o corte de uma árvore em risco de queda nas habitações, à reparação de uma fracção de canalização, substituição de uma lâmpada inacessível ou até mesmo à configuração de um telemóvel, são diversos os serviços disponíveis.

A partir desta data, os pedidos destes serviços também podem ser efectuados nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal.

Este projecto assenta, ademais, no voluntariado, no qual todos podem contribuir. Quem disponha de algumas horas para doar e depositar no “banco do tempo”, realizando aquilo que melhor sabe e mais gosta, pode manifestar esse interesse através do email geral@bvpenela.pt.