Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros de Montemor celebram aniversário com a população

17 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Bombeiros de Montemor celebram aniversário com a população

Os 85 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV) só ficam completos na próxima terça-feira (21), contudo, as comemorações já começaram no início de Fevereiro e vão prolongar-se até final do mês.

“O objectivo é a dinamização das relações entre a população e o corpo de bombeiros. Captar sócios e voluntários é outra das missões e daí estarmos a fazer um trabalho de aproximação às populações”, explica Nuno Rasteiro, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários.

A festa começou já no passado fim-de-semana, contudo, os próximos dias serão recheados de actividades, que tiveram início, hoje, no auditório da Biblioteca Municipal, com a realização de uma sessão evocativa dos 25 da inauguração do quartel-sede, com uma conferência-debate intitulada “O Quartel, 25 anos”. Na sessão estava prevista a presença das direcções da Associação e os comandantes que iniciaram o projecto do quartel, bem como os presidentes de câmara que estiveram na origem e na inauguração do quartel, além dos actuais responsáveis. O objectivo foi “mostrar as diferenças do passado e aquilo que são as perspectivas do futuro para o quartel, uma vez que as exigências actuais obrigam a que seja repensado”, esclareceu o presidente da AHBVMV.

Já amanhã (18), a aproximação à população, nomeadamente das Meãs, será mais evidente, uma vez que das 10h00 às 17h00, estará “o quartel aberto”. Isto significa a “deslocação de meios para a freguesia e embora toda a actividade seja monitorizada no quartel, todos os meios sairão da freguesia das Meãs”, uma forma de dar a conhecer “o que faz a corporação, para que os cidadãos tenham noção que tipo de meios é que se usam e como se faz uma saída para prestação de socorro”. No final do dia, a partir das 22h00, na Associação Cultural Desportiva e Recreativa das Meãs do Campo, haverá um espectáculo musical com três bandas (Custódio Gonçalves; Manifesto e LED) e um grupo de dança, os BWS.

Na terça-feira (21), dia do 85.º aniversário da Associação, está prevista uma salva de 21 tiros, pelas 07h30, sendo que as verdadeiras comemorações chegam no fim-de-semana seguinte, no sábado (25), com a concentração e formatura no quartel, a partir das 15h00 e romagem aos cemitérios de Montemor-o-Velho, Ereira e Casal de Raposo. Pelas 16h30, a população poderá assistir à concentração e formatura da 4.ª Secção de Arazede, seguida de romagem ao cemitério da freguesia. Às 18h00 haverá uma concentração e formatura na praça da República de Montemor-o-Velho, com desfile pela rua de Dr. José Galvão. O dia termina com a habitual missa comemorativa do aniversário, pelas 19h00, na igreja dos Anjos.

No domingo (26), realizam-se as cerimónias oficiais, a partir das 09h00, com a formatura e hastear da bandeira; às 10h00 as condecorações aos bombeiros, inauguração e bênção de uma viatura de combate a incêndio e duas ambulâncias adquiridas no ano passado. Segue-se, depois, o desfile apeado e a sessão solene, pelas 11h00, com todas as individualidades ligadas à área da Protecção Civil, bem como o executivo municipal.

“São 85 anos, um número redondo e queremos dar algum brilho a uma Associação que tanto merece e queremos voltar a dar-lhe destaque, principalmente, junto da população”, refere Nuno Rasteiro. Esta estratégia tem vindo a dar frutos uma vez que têm “sentido o apoio das pessoas, que cada vez estão mais conscientes da actividade dos bombeiros e a associar-se à sua causa”.

A corporação, comandada por Joaquim Carraco, conta, actualmente, com cerca de 90 elementos no quadro activo e uma frota de 28 veículos. O quartel alberga, ainda, uma Escola de Bombeiros, que vai tendo alguns interessados, que poderão ser “o futuro da Associação”, conclui o presidente.