Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros de Coimbra testam resposta a acidente aéreo no Aeródromo

29 de Junho 2023 Jornal Campeão: Bombeiros de Coimbra testam resposta a acidente aéreo no Aeródromo

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra realizou um exercício no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, que simulava um acidente de um avião ligeiro, em voo privado, com três ocupantes.

O exercício, que decorreu na quarta-feira, teve como objectivo testar a resposta operacional dos bombeiros do concelho de Coimbra nestas valências.

O exercício, que juntou os Sapadores com os Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, simulou um acidente com um voo privado de um avião ligeiro, com três ocupantes, que partiu o trem de aterragem num impacto violente e provocou o derrame de combustível, acabando por incendiar após o embate da asa direita no asfalto. No teatro de operações estiveram 17 operacionais dos três corpos de bombeiros e 5 viaturas.

Para além do resgate das vítimas e da extinção do incêndio na pista, o exercício testou, também, o acolhimento e triagem das vítimas, e a prestação do socorro pré-hospitalar com simulação de transporte para unidade hospitalar de referência.

Desta forma, o exercício permitiu abranger diversas áreas de actuação dos bombeiros, que têm de estar em permanente estado de prontidão para enfrentar vários cenários. Este exercício pretendeu, assim, a avaliação da resposta a acidente aéreo no âmbito do preconizado no Plano de Emergência do AMBB, nomeadamente o desempenho do Serviço de Brigadas de Aedródromo e da sua articulação com a CBSC e demais agentes de proteção civil intervenientes.

O exercício foi acompanhado pelo vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, que tem competências delegadas nas áreas da Protecção Civil e Bombeiros.