Coimbra  21 de Janeiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros da Pampilhosa da Serra celebram 51 anos em prol da população

28 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Bombeiros da Pampilhosa da Serra celebram 51 anos em prol da população

Meio século já passou e os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra continuam “unidos” e firmes na sua missão de auxiliar a população na celebração de mais um aniversário, o 51.º. Num concelho de difícil orografia e sempre muito afectado pelos incêndios florestais no Verão, é nas entidades, instituições locais e na comunidade que podem encontrar o apoio necessário, como é o caso deste ano.

Amanhã (29) seria dia de festa com todos, não fosse a pandemia obrigar a reduzir as festividades ao mínimo e, por isso mesmo, apenas os elementos de serviço, o comando e representantes da Direcção participarão nas actividades previstas: o hastear da bandeira no quartel principal e também a tradicional romagem aos cemitérios.

“Temos de dar o exemplo”, refere o comandante Marco Alegre, sublinhando que estes são tempos difíceis para os cerca de 97 bombeiros – voluntários e profissionais – que integram o quadro activo. A covid-19 trouxe “uma quebra bastante acentuada das receitas” mas a entreajuda é algo muito presente naquele município da Beira. “Embora sejamos um concelho grande, com muita população e bastante dispersa, contamos sempre com o apoio de todos”, explica o comandante, notando ainda que a ajuda permanente da Câmara Municipal e das juntas de Freguesia tem sido fundamental para manter o equilíbrio nas contas da Associação.

Com perto de 57 viaturas e três quartéis (duas secções e um destacamento) – Pampilhosa da Serra, Unhais-o-Velho e em Fajão -, a prioridade passa pela renovação de viaturas de transporte de doentes não urgentes, “que têm já muitos quilómetros e necessitam de ser renovados”. O valor angariado ainda não é suficiente e, por isso, todos os contributos são bem-vindos para continuarem a servir os pampilhosenses com a dedicação e cuidado que merecem.

O lema “Juntos somos mais fortes” é, de facto, o que melhor define esta Associação, onde todos juntos se motivam, se apoiam e assim conseguem levar a sua missão mais longe e a todos quantos precisem dela.