Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros da Lousã lançam colêctanea ‘Histórias de Bombeiros’

8 de Abril 2020 Jornal Campeão: Bombeiros da Lousã lançam colêctanea ‘Histórias de Bombeiros’

Os Bombeiros Municipais da Lousã lançaram a colectânea “Histórias de Bombeiros”, uma iniciativa que pretende dar voz a alguns daqueles que fizeram parte da história daquela corporação.

O primeiro episódio, lançado na passada segunda-feira (06), foi dedicado a António Lopes, Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e Cidadão de Mérito do concelho, que faleceu em Abril de 2019, tendo as filmagens sido realizadas poucos meses antes da sua morte.

Ao longo dos cerca de seis minutos é possível ouvir algumas histórias e mensagens marcantes que António Lopes que, até aos seus últimos dias, referiu sempre que seria um “cavalo na frente” na defesa das pessoas e dos bens.

Funcionário do Município, integrou o Corpo de Bombeiros da Lousã em 1948, sendo, segundo a autarquia, “um exemplo de dedicação e de longevidade para todos os Bombeiros, com um espírito que manteve inalterado ao longo das décadas, que o fez manter-se sempre ligado à corporação.

Sendo considerado um Bombeiro de reconhecidas qualidades pessoas e profissionais, por diversas ocasiões, foi chamado a exercer o cargo de Comandante Interino.

Ao longo dos próximos meses o Corpo de Bombeiros irá lançar novos episódios desta colectânea que pretende perpetuar na memória colectiva testemunhos de pessoa que marcaram a história da Instituição.