Coimbra  9 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Boaventura Sousa Santos recebe ‘honoris causa’ no Brasil e Costa Rica

13 de Novembro 2019

O director emérito do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça, Boaventura de Sousa Santos, vai ser distinguido com o título de doutor ‘honoris causa’ pela Universidade Estadual do Maranhão, no Brasil, e pela Universidad de Costa Rica.

A Universidade brasileira distinguiu o especialista como “reconhecimento do seu trabalho e dedicação em prol da educação superior, e por suas inestimáveis contribuições para o progresso da ciência ao longo de toda sua notável trajectória académica como professor catedrático da Universidade de Coimbra”.

A cerimónia de atribuição do título decorre na reitoria da Universidade do Maranhã, na próxima terça-feira (19), pelas 19h00. Nesse dia, pelas 09h00, Boaventura de Sousa Santos profere a conferência “As Epistemologias do Sul e a reinvenção da democracia”.

Também a Universidad de Costa Rica, na Costa Rica, decidiu atribuir semelhante distinção ao professor catedrático da UC, uma forma de “reconhecimento das suas contribuições para as ciências e humanidades; a sua contribuição para a análise, compreensão e transformação da realidade no contexto sócio-económico e ambiental vigente; bem como a sua análise crítica da universidade pública e sua relação com a sociedade”.

Neste caso, a cerimónia de entrega do “honoris causa” ao galardoado decorre na Sala Magna da Plaza de Autonomia desta instituição costa-riquenha, no dia 25 de Novembro de 2019, pelas 16h00, proferindo nessa ocasião a conferência “Educando entre medo e esperança”.

As duas distinções “honoris causa” agora atribuídas a este académico juntam-se às já conferidas por Universidade McGill (Canadá); Universidade de Brasília; Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal de Ouro Preto; Universidade La Salle; Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal/Universidade Católica de Pelotas (Brasil); Universidad de Córdoba e Universidad de La Plata (Argentina); Universidad Iberoamericana (México); Universidade da Corunha (Espanha); Universidade de Roskilde (Dinamarca) e Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

Boaventura de Sousa Santos é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e “distinguished legal scholar” da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América.

Foi, também, “global legal scholar” da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres.

Dirigiu o projecto de investigação “ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas”, definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com