Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bluepharma recebe saudação por parte da Comissão Europeia

27 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Bluepharma recebe saudação por parte da Comissão Europeia

A Comissão Europeia felicitou a Bluepharma pelas conquistas ambientais conseguidas ao longo dos 18 anos de adesão da empresa ao Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).

A Bluepharma, sediada em Coimbra, detém a certificação EMAS desde 2003, sendo a única indústria farmacêutica nacional e uma das 10 primeiras empresas em Portugal a obter este registo.

O EMAS é uma certificação assente num Regulamento Europeu que obriga as organizações a uma permanente superação de objectivos ambientais, apelando a uma visão estratégica integrada, permitindo às organizações responder de forma eficiente em termos de consumo de energia, água, emissões de dióxido de carbono, tratamento de resíduos, adopção de boas práticas de protecção do meio ambiente e preocupação com a comunidade.

No âmbito da comemoração dos 25 anos do EMAS, a Comissão Europeia homenageou as organizações que, em cada país, obtiveram os primeiros registos neste sistema. A Bluepharma obteve o 8.º registo nacional, há 18 anos, sendo desde então, a única empresa portuguesa do sector farmacêutico com esta certificação. Em Portugal existem no total 47 empresas certificadas, de diversos sectores e em toda a Europa existem actualmente 28 indústrias farmacêuticas com esta certificação.

Em Portugal, o organismo competente no âmbito deste regulamento é a Agência Portuguesa do Ambiente, existindo, por sua vez, verificadores acreditados que asseguram a conformidade das organizações que pretendem registar-se no EMAS. Na Bluepharma, esta verificação é realizada por um auditor com competência para tal, inserido na equipa da entidade Certificadora APCER.