Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bluepharma lançou nova edição das “Farmacopeias Portuguesas”

12 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Bluepharma lançou nova edição das “Farmacopeias Portuguesas”

A farmacêutica Bluepharma lançou, hoje, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a nova edição fac-similada da obra “Pharmacopêa Portugueza”.

A obra, obtida a partir de um original que se encontra no acervo da Biblioteca da Universidade, serve, também, como uma forma da empresa assinalar o seu 15.º aniversário.

Esta é a terceira farmacopeia de uma coleção de dez que a Bluepharma “se orgulha de estar a editar, anualmente, em parceria com a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e com a Imprensa da Universidade de Coimbra, seguindo um notável trabalho de investigação levado a efeito por Rui Pita”, revela a empresa.

Por se assinalar, este ano, o 15.º aniversário da farmacêutica e os 140 anos sobre a publicação da Pharmacopêa Portugueza, a reedição desta obra “tão relevante para sua época, parece uma forma bem adequada de celebrar o aniversário de uma empresa como a Bluepharma, que respeita o passado, se orgulha do presente e tem os olhos postos no futuro”, explica Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma.

A obra em apreço é a terceira farmacopeia oficial de Portugal e representa um dos marcos mais importantes na História da Farmácia em Portugal. “Por mérito próprio, a Bluepharma também aspira a ter um lugar nessa história, uma vez que se trata de uma das mais dinâmicas empresas do sector, apesar de ter apenas uma década e meia de existência”, salienta.

A cerimónia contou com a participação de João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma; João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra; José Augusto Bernardes; director da Biblioteca Geral e Delfim Ferreira Leão, director da Imprensa da Universidade de Coimbra.