Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bluepharma e UC reconhecem projecto inovador de terapêutica contra cancro

11 de Junho 2024 Jornal Campeão: Bluepharma e UC reconhecem projecto inovador de terapêutica contra cancro

© UC | DCOM

 

Já foi anunciado o vencedor do Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2023. Liderado por Lucília Saraiva, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o projecto de terapêutica inovadora com grande benefício clínico para pacientes oncológicos, tanto em eficácia quanto em segurança, destacou-se entre 18 propostas.

A equipa de investigação desenvolveu, caracterizou e patenteou um novo agente anticancerígeno. Este novo candidato a fármaco é o primeiro a conseguir inibir a interacção entre as proteínas BRCA1 e BARD1. Ao interromper essa interacção, a via de reparação do DNA entra em colapso, resultando na destruição selectiva das células cancerígenas que apresentam erros acumulados nessa via, devido à instabilidade genómica.

“A particularidade deste composto reside na sua eficácia mesmo em casos de resistência elevada à terapêutica padrão usada na prática clínica, representando um avanço significativo no tratamento de cancros agressivos, como o do pâncreas, mama triplo-negativo, ovário e próstata em estádios avançados”, explica Lucília Saraiva.

“De modo geral, este composto será uma nova terapêutica com grande benefício clínico para os doentes oncológicos, em termos de eficácia e segurança. Pode ainda ser combinado com outros agentes anticancerígenos já existentes, aumentando consideravelmente a eficácia e diminuindo os efeitos adversos”, acrescenta.

O projecto vencedor receberá uma quantia de 20 mil euros, que poderá ser complementada por um investimento adicional de 30 mil euros, caso a viabilidade de mercado do projecto seja confirmada.

O júri enalteceu a originalidade, inovação e o potencial de criação de valor para a sociedade do projecto vencedor. Pela primeira vez, foram também atribuídas duas menções honrosas. Os projectos Novel Approaches to Skin Pigmentation Modulation e Exploring the Antibacterial Properties of a Surfactant-Based Hydrogel, liderados por Miguel Seabra e Otília Vieira, respectivamente, foram distinguidos na cerimónia que decorreu hoje, 11 de Junho, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC).

Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma, empresa promotora do Prémio, destacou que este galardão “mostra a importância da relação entre a UC e as empresas”. O dirigente sublinhou que “é um exemplo que merece ser destacado”.

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, descreveu a relação entre a UC e a Bluepharma como “umbilical”, frisando a evolução dessa parceria. Aos vencedores, o Reitor, que presidiu à cerimónia, desejou sucesso, afirmando: “É um excelente projecto, numa área complexa, mas profundamente promissor”.

O Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra, de periodicidade bienal, tem como objectivo distinguir projectos científicos de excelência a nível internacional na área das Ciências da Saúde, que apresentem um elevado potencial de transformação em produtos ou serviços de real interesse para a sociedade.