Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bispo Virgílio Antunes sai de Coimbra e será o novo arcebispo de Braga

12 de Julho 2021 Jornal Campeão: Bispo Virgílio Antunes sai de Coimbra e será o novo arcebispo de Braga

Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, deve ser nomeado ainda este mês pelo Papa Francisco como novo arcebispo de Braga, de acordo com informação divulgada pelo “Correio da Manhã”, apurada junto de fonte ligada ao processo.

O bispo de Coimbra vai suceder no cargo a D. Jorge Ortiga, que há mais de dois anos pediu a resignação por motivos de idade.

Virgílio Antunes, que enquanto bispo de Coimbra lidera uma diocese com 268 paróquias, vai passar a ser responsável por uma arquidiocese com mais de 550 paróquias. Além disso, passa a presidir, por inerência, uma das três províncias eclesiásticas do país que inclui, além de Braga, as dioceses de Aveiro, Bragança-Miranda, Coimbra, Lamego, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O arcebispo de Braga é considerado a segunda figura mais importante do episcopado português, a seguir ao patriarca de Lisboa. D. Jorge Ortiga deve manter-se na diocese como arcebispo emérito.

Virgílio Antunes nasceu em S. Mamede, concelho da Batalha, a 22 de Setembro de 1961. Foi ordenado padre com 24 anos, em Setembro de 1985, e especializou-se em Ciências Bíblicas em Roma e em Jerusalém. Em 2008 foi nomeado pela Conferência Episcopal e pela diocese de Leiria-Fátima reitor do Santuário de Fátima para um mandato de cinco anos. Em Abril de 2011, o Papa Bento XVI nomeou-o bispo de Coimbra