Coimbra  16 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca Municipal promoveu sessão de leitura no jardim em Cantanhede

22 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Biblioteca Municipal promoveu sessão de leitura no jardim em Cantanhede

Na passada quarta-feira, dia 20 de Setembro, a Biblioteca Municipal de Cantanhede organizou uma sessão de leitura de textos no jardim do Largo Conselheiro Ferreira Freire, como parte do projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos”.

Cerca de cinquenta pessoas participaram no encontro, onde os próprios presentes foram os protagonistas, lendo os textos produzidos durante as Tardes Comunitárias. Este evento literário contou com a presença do escritor e poeta António Canteiro, assim como da poetisa Fátima Negrão.

A Biblioteca Municipal proporcionou a cada participante uma brochura contendo as contribuições dos que aceitaram o desafio literário. Durante o encontro, todos os trabalhos foram lidos, criando um ambiente intimista e agradável para todos os presentes.

António Canteiro, autor de um dos textos, elogiou a iniciativa, comparando-a a “uma primeira colheita, especial e única”, crucial para “despertar o público das Tardes Comunitárias para o fantástico exercício literário”.

A poetisa Fátima Negrão, autora do poema “A Paz”, que também integra a brochura, felicitou os envolvidos no projecto, considerando-o “o primeiro passo para cada um se aventurar e persistir na escrita.”

Esta iniciativa é uma continuação da sessão “Vamos falar sobre escrita?”, que ocorreu em 7 de Junho, com a presença de António Canteiro e Fátima Negrão. Durante essa sessão, os oradores desafiaram os participantes das Tardes Comunitárias a produzirem textos, em prosa ou poesia. O desafio foi prontamente aceito por 32 pessoas, que com empenho e dedicação elaboraram os seus trabalhos, culminando na apresentação emocionante desta sessão.