Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca Municipal promove leitura e actividades de Verão para os mais novos

24 de Junho 2023 Jornal Campeão: Biblioteca Municipal promove leitura e actividades de Verão para os mais novos

A Biblioteca Municipal de Coimbra vai organizar, em Julho, Agosto e Setembro, diversas actividades de animação dirigidas às crianças do concelho e promover a leitura junto dos seus utilizadores.

O primeiro programa, intitulado Saldos de Verão, é para todos e procura dar resposta a frequentes solicitações dos utilizadores. A ideia passa por aumentar a oferta de empréstimo domiciliário de documentos por utilizador, nomeadamente de cinco livros para seis livros, de dois dvd’s para três dvd’s, e de três cd’s para quatro cd’s, com um prazo de devolução, também alargado, de 15 dias para um mês.

O segundo programa, Loto de leitura, é uma actividade de promoção do empréstimo domiciliário de livros durante as férias. Destina-se a todas as crianças que utilizarem o serviço de empréstimo juvenil e decorrerá de 15 de Julho a 23 de Setembro. Este programa consiste em dar prémios aos meninos que lêem.

O terceiro, Contos de Verão, é um programa de horas do conto destinado a pré-leitores entre os três e os cinco anos de idade, acompanhados por um adulto, que visa a promoção do livro e da leitura em ambiente familiar. Acontecem nos dias 14 e 26 de Julho, nos dias 10 e 25 de Agosto e no dia 8 de Setembro, sempre às 17h00. A entrada é livre, mas é necessária inscrição.

Por último, Oficina dos Contos, é uma actividade de promoção da leitura, da imaginação e da criatividade, que inclui uma hora do conto seguida de oficina de trabalhos manuais. Este programa destina-se a crianças dos seis aos nove anos de idade. Vai acontecer todas as terças e quintas-feiras, das 10h30 às 12h00, a partir de 18 de Julho até 7 de Setembro. A entrada é livre, mas é igualmente necessária inscrição.

Os interessados devem contactar os serviços, através do telefone 239702630 ou do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

Recordamos que a Biblioteca fica na Casa Municipal da Cultura, na rua Pedro Monteiro, e funciona no seguinte horário: de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 19h30 e ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Também nos meses de Julho, Agosto e Setembro, as Biblioteca Anexas Municipais vão levar a cabo a iniciativa “Férias mágicas: ler, ouvir e fazer … tudo pode acontecer!”, que consiste na realização de ateliers de Verão nas diversas bibliotecas, centrados na leitura e no livro. As actividades vão decorrer nas bibliotecas anexas de Almalaguês, Assafarge, S. João do Campo, Ribeira de Frades, Trouxemil, Souselas, Cernache e Brasfemes, são dirigidas a crianças dos cinco aos 12 anos e é obrigatória a inscrição prévia para grupos, junto dos contactos da Biblioteca Municipal.