Coimbra  24 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora 10 anos

8 de Junho 2021 Jornal Campeão: Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora 10 anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala, na quinta-feira (10), o seu 10.º aniversário.

A sessão comemorativa vai decorrer nas instalações da Biblioteca, a partir das 15h30, cumprindo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde em vigor.

Para além da apresentação de um vídeo com as actividades desenvolvidas nesta última década serão divulgados e premiados, à semelhança dos anos anteriores, os melhores leitores deste equipamento municipal. “Em jeito de agradecimento serão também agraciados os colaboradores, institucionais ou em nome individual, bem como os voluntários da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, que têm contribuído para a construção destes 10 anos de história do espaço inaugurado a 10 de Junho de 2011”, disse o Município.

A Biblioteca dinamiza, mensalmente, diversas iniciativas de promoção da educação e lazer em torno da leitura e do livro, sendo, para a Câmara Municipal, um espaço “destinado à formação da comunidade e aberto a todos quantos a queiram visitar”.

Para Graça Silva, vereadora da Cultura, a biblioteca tem e é um espaço de cultura privilegiado, com portas abertas a todo o tipo de público. As actividades promovidas focam-se essencialmente no público infanto-juvenil mas dinamizam-se muitas outras direccionadas para todas as faixas etárias. É um espaço que soube actualizar-se aos tempos actuais pautados pela pandemia e que têm obrigado a estabelecer outras formas de contacto com os seus diferentes públicos.

Integrado do 10.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, será inaugurada, no Café Central, a partir das 16h30, a exposição “Urban Sketchers de Oliveira do Hospital – desenhos e pinturas do concelho” e o lançamento de um livro homónimo da exposição.

A tarde culmina com o concerto “respirAR” de Hélder Bruno, no mesmo local às 17h30. Este momento dá nome do ciclo de concertos que este compositor, pianista e musicólogo apresentará ao longo do Verão. Segundo o compositor, a designação e o conceito dos concertos foram instigados pelo contexto pandémico que o mundo atravessa.