Coimbra  20 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca Municipal da Lousã comemorou 30 anos

29 de Abril 2021 Jornal Campeão: Biblioteca Municipal da Lousã comemorou 30 anos

A Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, na Lousã, assinalou, ontem (28), 30 anos de serviço à comunidade.

O equipamento foi inaugurado nas novas instalações a 28 de Abril de 1991, sob a presidência de Horácio André Antunes, estando, nessa altura, dotada de acervo actualizado, novo mobiliário e com a presença de convidados e da população.

“Este percurso iniciou-se a 25 de Outubro de 1868, com o Instituto D. Luís I, que foi instalado em diversos locais da Vila”, disse a Câmara Municipal da Lousã.

Após a construção do Edifício dos Paços do Concelho, foi instalada na cave a Biblioteca Museu, sob a orientação de Álvaro Viana de Lemos. Mais tarde, já na década de 80 e sob a orientação do bibliotecário Matos da Silva, o equipamento mudou-se para o r/c do edifício, tendo também aí tendo sido criada a Ludoteca e acolhido a Biblioteca Fixa da Gulbenkian.

“A vontade de melhor as condições e dar resposta aos anseios da população e a sensibilidade do Executivo de então”, levaram a que tenha sido apresentada uma candidatura para a construção das atuais instalações, que foi aprovada, tendo a inauguração ocorrido, a 28 de Abril de 1991.

Já a 28 de Abril de 2011, foi o nome de Comendador Montenegro à Biblioteca Municipal.

“Em 30 anos de funcionamento no actual edifício, este importante equipamento cultural tem mais de 5 000 leitores inscritos, com mais de 250 000 obras requisitadas para leitura presencial ou para casa e mais de 32 000 obras adquiridas”, disse a autarquia.

Segundo o Executivo, “ao longo destes 30 anos, foram editados mais de 60 de livros e quase 20 de obras apoiadas, realizadas centenas de actividades culturais nas mais diversas áreas, tendo passado por este equipamento várias gerações de lousanenses”.