Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca celebra 20 anos em Mortágua

28 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca celebra 20 anos em Mortágua

As celebrações do vigésimo aniversário da Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca estão em pleno andamento desde o dia 19 de Fevereiro e continuarão até 23 de Março. Ao longo destes 20 anos, a BMBF tem sido um pólo cultural importante da comunidade. Para marcar esta ocasião especial, o Município tem organizado uma série de eventos, desde exposições até espectáculos, onde todos são convidados a participar de forma gratuita.

As festividades começaram no dia 19, com a iluminação das ruas com citações relacionadas à leitura e a exibição de livros nas montras de estabelecimentos comerciais e serviços de Mortágua que aderiram à iniciativa. No dia 24, a Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca realizou a actividade “Ioga para Bebés”, como parte do projecto “FamíliAlegria & Cª” e das comemorações dos 20 anos da biblioteca. A actividade foi conduzida por Dora Mendes, especialista em Babyoga, Playoga, Mindfulness e meditação para crianças, e contou com a presença de 20 bebés, com idades entre 8 e 24 meses, acompanhados por pais e avós.

As comemorações ainda continuam. Um dos pontos altos acontece hoje, dia 28 de Fevereiro, com a inauguração da exposição “Faça-se Viva a Pintura”, que apresenta trabalhos das artistas mortaguenses Ivone Ramos e Rute Gonzalez, seguida pelo concerto do “Movimento Musical Cooperativo” – Mara Valente (Violino), Ana Catarina Caseiro (Canto) e Catarina Rebelo (Harpa), com um repertório que inclui obras de Bach, Händel, Schubert e outros compositores. Além disso, no próximo dia 2 de Março, às 15h00, está agendada a apresentação do livro “Nini O Pirilampo” pelo mortaguense Daniel de Abreu Morais.

Este vigésimo aniversário é não só uma celebração da história da Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, mas também uma oportunidade para reafirmar o seu compromisso contínuo com a promoção da cultura, da literacia e do enriquecimento da comunidade de Mortágua.