Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca Geral da UC acolhe ciclo de tertúlias sobre os desafios da ecologia

22 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Biblioteca Geral da UC acolhe ciclo de tertúlias sobre os desafios da ecologia

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) promove, a partir da próxima semana, o ciclo de tertúlias “Verde Contínuo”, com o objectivo de trazer à discussão as temáticas da ecologia, da sustentabilidade e da urgência da preservação do meio ambiente, com a presença de alguns dos principais especialistas nacionais nestas matérias.

A primeira sessão, “Ecologia: desafios e perspetivas”, está agendada para terça-feira (27), com a participação dos professores Jorge Paiva (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e Pedro Bingre do Amaral (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra).

Nesta tertúlia inaugural do ciclo “Verde Contínuo”, agendada para as 18h00, na BGUC, vão estar em debate o papel do homem enquanto poluidor e factor de alteração dos ecossistemas, os efeitos que as alterações climáticas exercem sobre a fauna e a flora locais, de que forma as rupturas no equilíbrio ambiental já se fazem sentir, o que é necessário para revertê-las ou travá-las, e o que se pode esperar para as próximas décadas.

As inscrições na sessão são gratuitas, mas obrigatórias (devido à lotação limitada do espaço) e deverão ser feitas através do endereço https://forms.gle/FoipkdLszYtG8EFb6 (que permite também o registo para assistir online, através da plataforma Zoom):

As sessões seguintes do ciclo “Verde Contínuo” estão igualmente agendadas. A 12 de Novembro, às 18h00, vai decorrer a tertúlia “Pegada ecológica: pouco a pouco faz-se muito”, com a participação de Francisco Ferreira e João Joanaz de Melo (ambos docentes da Universidade Nova de Lisboa). As inscrições podem ser feitas através do endereço https://forms.gle/m219v6x9qHGhXpJH8.

As edições seguintes ficam marcadas para 2021. Para 05 de Maio está programada a projecção de um episódio do programa “Biosfera”, seguida de um período de debate e de uma visita ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), com o acompanhamento de Ana Cristina Tavares, directora-adjunta do JBUC, e Jorge Paiva. Por fim, o ciclo encerra a 26 de Maio, com a tertúlia “Alterações climáticas: e agora?”, com a presença de Filipe Duarte Santos, Professor da Universidade de Coimbra.