Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca de Oliveira do Hospital participa no projecto “Juntos de Férias”

18 de Junho 2021 Jornal Campeão: Biblioteca de Oliveira do Hospital participa no projecto “Juntos de Férias”

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital aderiu ao projecto nacional “Juntos de Férias”.

Esta iniciativa resulta da parceria da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, através da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e o Plano Nacional de Leitura (PNL).

Com o objectivo de “objectivo incentivar o gosto pelo livro e pela leitura entre os jovens dos 10 aos 15 anos”, o projecto é dinamizado desde as férias de Verão de 2019 e desenvolve-se a partir da leitura de um conjunto de livros seleccionados pelo PNL 2027, associados a uma aplicação específica, a app “Desafios Ler+” (que pode ser descarregada em https://bit.ly/2TxwEyE), que disponibiliza jogos relacionados com os livros recomendados. Obtendo a pontuação máxima, os jovens participantes podem inscrever-se e habilitar-se a um prémio.

Na edição deste ano, que conta com uma centena de Bibliotecas Municipais aderentes, os títulos dos livros são a “Carta ao cavaleiro de nada”, de João Marecos; “A rapariga que falava com os ursos”, de Sophie Anderson; “A alma perdida”, de Olga Tokarczuk; “Gosto, logo existo”, de Isabel Meira; “O rapaz do rio”, de Tim Bowler; “Striker Force 7 (Vol. 1)”, de Cristiano Ronaldo, com os co-autores Devarajan, Jeevan J. Kang e Merrill Hagan.

Segundo o Município de Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Municipais aderentes dispõem de um expositor próprio para disponibilização dos livros que constam da aplicação e que se renovarão em cada período de férias: Verão, Natal e Páscoa.

 

Biblioteca tem patente ao público exposição

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital tem patente ao público, até 3 de Julho, a exposição “A União Europeia em Poucas Palavras”.

Esta é organizada pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria e co-financiada pela União Europeia e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), e pretende dar a conhecer a União Europeia e incentivar os cidadãos europeus a debaterem os desafios e as prioridades da Europa.

De referir ainda que no âmbito da iniciativa “Junho: Mês da Igualdade em Oliveira do Hospital 2021”, levado a cabo pela equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” do Município de Oliveira do Hospital, estão patentes as exposições fotográficas “A mão-de-obra feminina na Segunda Guerra Mundial” na Biblioteca Municipal na cidade; e em Lagares da Beira, a mostra “Natureza Real” de Rosa Figueiredo.