Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca de Cantanhede acolheu fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

3 de Março 2021 Jornal Campeão: Biblioteca de Cantanhede acolheu fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu, na terça-feira (02), a prova municipal de selecção para a 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Nesta prova participaram, em representação do Agrupamento Escolas Marquês de Marialva, Ana Sofia Mineiro, Caio Rafael Inácio, Gabriel Ferreira Simões, Matilde João Sacramento e Matilde Matias dos Santos, tendo o Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria sido representado por António Seco, Júlia Sousa, Júlio Silva, Mafalda Ferraz e Maria Eduarda Oliveira.

António Seco, Gabriel Ferreira Simões e Matilde João Sacramento foram os seleccionados para passarem à fase intermunicipal.

Os alunos realizaram três provas. A primeira incidiu sobre a leitura do livro “O velho que lia romances de amor”, de Luis Sepúlveda, romancista, jornalista e activista político chilena, recentemente falecido, vítima da covid-19.

Na segunda prova – de leitura expressiva – foi proposto aos alunos a leitura de textos poéticos e em prosa, da obra do escritor gandarês Carlos de Oliveira (1921-1981), cujo centenário se assinala este ano.

A última etapa da fase municipal foi composta por uma prova de argumentação, na qual cada aluno teve de fazer um comentário sobre questões ambientais.

O júri foi composto por Isabel Nina, coordenadora interconcelhia da Rede de Biblioteca Escolares, Paulo Manata Fixe, poeta e artista plástico, e Maria Teresa Paixão, bibliotecária municipal.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, esteve presente na sessão e salientou “a importância deste concurso para a promoção da leitura em contexto escolar e para pôr à prova competências de expressão escrita e oral” e realçou “o papel dos docentes e bibliotecárias dos Agrupamentos de Escolas envolvidos na organização, especialmente este ano, pelo contexto difícil como se realizou”.

O autarca elogiou os participantes e destacou “o empenho e entrega demonstrados na participação neste concurso tornando-os a todos, desde logo, verdadeiros vencedores”. Para Pedro Cardoso “o esforço dos alunos, nomeadamente neste ano tão atípico revelou uma clara vontade de ir mais além, demonstrando uma proveitosa dedicação e um claro gosto pela leitura”.

A fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2020/2021 vai decorrer, a 24 de Abril, na Biblioteca Municipal da Mealhada.

Recorde-se que esta é a 14.ª edição do concurso “que se destina a alunos de todos os níveis de escolaridade e que tem como objectivo central estimular o gosto e os hábitos de leitura e promover a compreensão leitora dos participantes”, disse a autarquia cantanhedense.