Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca da Universidade de Coimbra apresenta “Armorial Poético” do século XVI

7 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Biblioteca da Universidade de Coimbra apresenta “Armorial Poético” do século XVI

O manuscrito quinhentista “Armorial Poético”, com 452 desenhos de armas nacionais, de instituições e famílias, vai ser exibido e discutido na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), na quarta-feira.

Considerado “um dos tesouros da BGUC”, o manuscrito está disponível ‘online’ na Biblioteca de Fundo Antigo Alma Mater da BGUC.

É constituído por desenhos de armas, sobretudo portuguesas, acompanhados de 71 “poemas heráldicos” que serão apresentados numa sessão, com início às 18h00, promovida pela Liga de Amigos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

A autoria do “Armorial Poético” é atribuída a D. João Ribeiro Gaio, natural de Vila do Conde, que foi bispo católico de Malaca, no actual estado da Malásia, entre 1578 e 1601.

“Como é habitual nestas tertúlias, a sessão constará de uma apresentação do documento na sua materialidade”, por António Maia do Amaral, especialista em heráldica da instituição anfitriã, “e outra sobre a sua importância científica”, a cargo de Miguel Metelo de Seixas, professor do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humana da Universidade Nova, informou a organização.

No ciclo de tertúlias intitulado “Tesouros da BGUC”, foram antes apresentadas obras como a “Crónica de Nuremberga”, a “Bíblia Atlântica”, a primeira edição de “Os Lusíadas”, o datiloscrito da “Praça da Canção”, de Manuel Alegre, a história da descoberta da carta do astrónomo jesuíta Cristóvão Borri para D. André de Almada, esta numa sessão realizada no dia 10 de Maio.

“A gravura da Lua vista por Cristóvão Borri, em 18 de Julho de 1627, com um telescópio pertencente a D. André Vaz de Almada, é muito provavelmente o mais antigo documento gráfico de uma observação astronómica feita em Portugal”, referiu ainda a Faculdade.