Coimbra  20 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Biblioteca da praia da Tocha está já em funcionamento

3 de Julho 2018

Os veraneantes podem, até 15 de Setembro, apanhar sol enquanto põe a leitura em dia, uma vez que a biblioteca da praia da Tocha, Cantanhede, já entrou em funcionamento.

Durante o Verão, o habitual espaço que acolhe o polo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede vai promover várias actividades, direccionadas para diferentes tipos de público.

Em 2018, a biblioteca comemora 20 anos de funcionamento, dispondo de “excelentes condições para responder às solicitações dos utentes, nomeadamente de espaços adequados nas valências de serviço de leitura, consulta de jornais, Internet e audiovisuais, e proporcionando a quem frequenta a praia da Tocha a possibilidade de tirar o melhor proveito possível do tempo de lazer com o acesso a literatura e ao contacto diário com os meios de comunicação social”, revela a Câmara de Cantanhede.

Segundo a autarquia, “é de salientar que em 2017 esta valência cultural registou a visita de um total de 7 600 pessoas, incluindo-se neste número, os utentes que fizeram a requisição de livros (infantis, juvenis e de adultos) ou usufruíram da consulta de jornais, revistas e Internet, bem como as crianças e jovens que participaram em actividades de expressão plástica, semelhantes às que vão ser dinamizadas este ano”.

O imóvel, de madeira, tem nas suas estantes interiores um significativo acervo bibliográfico constituído sobretudo por obras de ficção e várias colecções de literatura infantil e juvenil, que podem ser requisitadas pelo prazo máximo 15 dias. Para consulta no local, estão disponíveis os jornais diários e diversas revistas periódicas, bem como equipamentos áudio e vídeo e dois computadores com ligação à Internet, cuja utilização, limitada a períodos de trinta minutos, está sujeita a marcação prévia. Como apoio do serviço de leitura local, existe no exterior uma esplanada com cadeiras e mesas que permitem a acomodação de 18 pessoas sentadas.

Com a instalação deste equipamento cultural, a Câmara Municipal pretende “fomentar a leitura durante o período de Verão e de facultar a consulta dos órgãos de comunicação social e das tecnologias de informação”, desenvolvendo, ainda, “outras acções culturais, nomeadamente jogos e ateliers de expressão plástica direccionados a crianças e jovens de diferentes níveis etários”.

A biblioteca permanecerá aberta, todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00, sem interrupção.