Coimbra  9 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bernardo Patrão lidera a estratégia de inovação da Critical Software

15 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Bernardo Patrão lidera a estratégia de inovação da Critical Software

A Critical Software, empresa especializada em soluções de software e serviços de engenharia para o suporte de sistemas críticos, arrancou 2021 com uma nova estratégia de inovação e um novo membro para assumir as rédeas da área, Bernardo Patrão.

O novo colaborador terá como principal missão desafiar continuamente o “status quo” de inovação da empresa e fazer crescer as oportunidades já existentes de desenvolvimento de todos os funcionados.

O engenheiro informático conhece bem a missão e valores da multinacional conimbricense uma vez que foi aqui que iniciou o seu percurso profissional, quando chegou como estagiário, enquanto frequentava o segundo ano da licenciatura em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e continuou até se tornar engenheiro sénior.

Em 2012, um dos projectos no qual estava a trabalhar deu origem a uma “spin-off”, a Watchful Software, na qual trabalhou até 2017, seguindo-se três anos nas multinacionais que a adquiriram. No fim de 2020, regressou às “origens”.

“As pessoas da Critical Software são uma verdadeira família e esta mudança foi como voltar a casa”, declarou Bernardo Patrão.

Em comunicado, a empresa referiu que “a inovação está no ADN da Critical Software e é uma das suas prioridades”, salientando que a chegada do engenheiro “vem reforçar o investimento nas pessoas, na tecnologia e na comunidade”.

No entanto, a empresa vai continuar a investir na disponibilização de tecnologia de ponta às suas equipas e em dinâmicas internas, como o laboratório Fikalab, que permite aos colaboradores desenvolverem projectos pessoais. “O sucesso dos colaboradores é o sucesso da empresa. Por isso, uma das minhas missões é proporcionar-lhes as mesmas oportunidades que eu tive ao criar e desenvolver uma ideia e torná-la num negócio internacional”, explica o responsável da Critical.

Adicionalmente, a empresa tem como ambição ser um exemplo de inovação no mundo, e por isso, a Critical Software vai apostar em áreas chave para o futuro, como a Inteligência Artificial (IA) ou a Experiência do Utilizador (UX) para sistemas críticos. “O objectivo passa por definir e implementar uma estratégia de inovação, apoiar a realização de projectos e desenvolvimento de ideias, monitorizar aquilo que de melhor se faz no mercado, perceber como nos devemos posicionar em relação às novas tecnologias e encontrar formas de criar soluções para o futuro”, remata.