Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

BE candidata Daniel Neves Costa à Câmara de Cantanhede

23 de Junho 2021 Jornal Campeão: BE candidata Daniel Neves Costa à Câmara de Cantanhede

O sociólogo e professor universitário Daniel Neves Costa é o cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Cantanhede, numa candidatura que pretende dar “uma voz ao diálogo democrático” no concelho.

Daniel Neves Costa tem 42 anos e é residente em Cantanhede. É sociólogo, professor universitário e doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

“A nossa candidatura pretende apresentar um projecto político que concretize uma alternativa credível para Cantanhede. Procuramos acrescentar uma voz na discussão e no fazer democrático do município, procurando tornar o concelho mais inclusivo e mais participativo”, disse o candidato à agência Lusa.

O cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda disse que esta é uma uma candidatura de “inclusão, de combate às desigualdades e às discriminações, e com uma forte preocupação ambiental”.

O candidato pretende dialogar juntamente com as entidades e analisar as dificuldades encontradas de modo a “criar medidas que respondam às necessidades da população”.

“Uma medida que estamos a pensar é a necessidade urgente de repensar e reforçar a rede de transportes públicos existente no município, nas ligações entre freguesias e entre os municípios vizinhos”, sublinhou o candidato.

De modo a criar uma democracia mais participativa, Daniel Costa propõe a “criação de um orçamento participativo”.

O candidato acha necessário olhar para as diferentes populações que compõem o município, “pensando também na comunidade de emigrantes que faz parte hoje da população do concelho”, de modo a “desenvolver com elas projectos que as incluam na vida da cidade e que façam deles atores participantes na construção do município”.

Daniel Neves Costa pretende olhar para a oferta cultural e “procurar uma agenda e uma programação que responda à diversidade de públicos”. Neste momento, está a ser feito um diagnostico do município, de modo a perceber as necessidades do concelho.

O Executivo municipal de Cantanhede é composto por cinco eleitos do PSD e dois eleitos pelo PS. A Câmara Municipal é actualmente presidida por Helena Teodósio (PSD), que se recandidata a um segundo mandato. São também candidatos à liderança do Município Cristina de Jesus (PS) e Eliseu Neves (Chega), nomes já anunciados.