Coimbra  15 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação de Basquetebol incentiva criatividade dos atletas com concurso de pintura

16 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Associação de Basquetebol incentiva criatividade dos atletas com concurso de pintura

A Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) quer estimular a criatividade dos seus atletas, que agora se encontram privados de treinos, jogos e convívios, através de um concurso de pintura, com o objectivo de personalizar as novas viaturas da Associação.

“Temos necessidade de continuar a chegar aos jovens e de os animar”, explicou Luís Santarino, presidente da ABC, notando que “o basquetebol pode também dar um contributo à arte, que é feita em várias dimensões”.

O responsável adianta que se for possível “juntar dezenas ou centenas de atletas, colocá-los a olhar para um objecto e a pensar em desenhos que possam representar a ABC e os clubes que a constituem”, então o objectivo foi atingido.

“A ideia é fomentar e estimular a criatividade e competências artísticas dos jovens, incentivar-lhes a capacidade de criar, desenhar, pintar e colocar os seus trabalhos à apreciação do júri”, notou Luís Santarino, referindo que o mesmo é constituído pelo artista plástico conimbricense Victor Costa; pelas ilustradoras Liliana Barata e Beatriz Ribeiro; por Ana Filipa Freitas (vice-presidente da Direcção da ABC e presidente do júri) e, finalmente, pela representante da empresa 3LM, Ilda Ramos.

O presidente da ABC realçou que, apesar de confinados e limitados, há que “encontrar formas criativas de colocar os jovens basquetebolistas a fazer coisas diferentes”, contando, para isso, com “o apoio de todos os clubes na divulgação e incentivo à participação dos seus atletas”, até aos 18 anos.

As inscrições no “Concurso de Pintura das Viaturas da ABC” deverão respeitar a temática “Basquetebol em Movimento”, estão abertas até 15 de Abril (através do email viaturas.abc@gmail.com) e consistem em pensar num desenho/pintura que identifique a ABC e os seus clubes, para que depois possam ser transpostos para duas viaturas (uma de nove lugares e outra de dois), pertencentes à Associação.

Segundo o regulamento, “a participação pode ser individual ou em grupo (máximo de três elementos). Cada participante/grupo de participantes pode apresentar uma única proposta, que deverá ser apresentada no tamanho A3 e formato pdf”, sendo que todas elas deverão ser acompanhadas de uma memória descritiva”.

O júri avaliará as propostas sem qualquer elemento de identificação que as ligue aos seus autores.

O anúncio dos vencedores será feito a 30 de Abril, através do website e Facebook, sendo que a entrega dos prémios, que a ABC espera poder ser presencial, está prevista para Maio.

Serão entregues prémios idênticos ao 1.º, 2.º e 3.º classificados e do 4.º ao 10.º lugar uma t-shirt com o seu próprio desenho. De realçar que todos os participantes terão direito a uma menção honrosa.

A ABC espera, ainda, que, até meados de Junho, as duas carrinhas devidamente personalizadas possam ser apresentadas oficialmente.